Prefeitura admite transtornos em obras no bairro Penha, mas pondera que eles são “momentâneos”

Município foi procurado pela reportagem nesta sexta-feira

Prefeitura admite transtornos em obras no bairro Penha, mas pondera que eles são “momentâneos”
Placa da Prefeitura colocada próximo às obras diz que “o transtorno de hoje é a sua vida melhor amanhã”. Foto: Internauta via WhatsApp
O conteúdo continua após o anúncio


Obras de recapeamento no bairro Penha, próximas ao Colégio Nossa Senhora das Dores e ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), causaram transtornos no trânsito daquela região nesta sexta-feira (18), como mostrado, logo abaixo, por vídeos enviados por seguidores da DeFato. Responsável pelos trabalhos, a Prefeitura de Itabira atendeu ao pedido de posicionamento da reportagem e admitiu os problemas. No entanto, também enfatizou se tratar de transtornos “momentâneos” e “elementares” de um serviço deste porte.

Alguns dos problemas relatados por nossos seguidores eram a falta de sinalização, ausência de agentes da Transita no local e carros invadindo a contramão. Na tentativa de encontrar uma rota alterniva, um caminhão chegou a ficar preso na rua Santana, complicando ainda mais o fluxo na região.

Penha
Foto: Internauta via WhatsApp

Nos comentários dos vídeo postados pela DeFato, também foram registradas queixas dos itabiranos. Alguns reclamaram da interdição, sem planejamento ou aviso prévio, de várias ruas, enquanto outros afirmaram que há regiões da cidade com mais urgência das obras.

Do que se trata?

À DeFato, a Prefeitura afirmou estar concluindo trabalhos de “fresagem e recapeamento na rua Santa Maria, no bairro Penha”. Paralelamente, diz o comunicado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) substituiu 56 metros de rede de água entre as ruas Santana e Tenente Cândido Eliziário, onde os vazamentos eram constantes. A previsão de término das obras era às 22h desta sexta-feira.

Ainda segundo o Governo Municipal, as obras fazem parte do programa “Mais Asfalto”, que também deve passar por avenidas como Humberto Campos, Rio Doce e João Soares da Silva. Confira o posicionamento completo da Prefeitura de Itabira logo abaixo.

A Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) está concluindo os serviços de fresagem e recapeamento na rua Santa Maria, no bairro Penha. Paralelamente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) substituiu 56 metros de rede de água entre as ruas Santana e Tenente Cândido Eliziário, onde eram constantes os vazamentos.

O serviço da SMOTT será concluído nesta sexta-feira (18), por volta das 22 horas. Depois, as equipes partem para a avenida das Rosas, onde já teve início o processo de fresagem da via.

As revitalizações integram o programa Mais Asfalto, que já atendeu, nesta fase, às seguintes ruas e avenidas: Humberto Campos, Jorge Ferraz, Gameleira, Jacarandá, Sapucaia, Rio Doce, Capitão Machado, Cecília Machado, Candidópolis, Emilio Zacarias da Silva, Raimundo de Souza, Irmãos D’Caux, Sadi Pereira, Mestre Emílio, João Rodrigues Braganca, São Tarcísio, São Miguel, São Mateus, Manuel Bandeira, Candeias, Guimarães Rosa, Ipê do Cerrado, Ipê Mirim, Ipê de Minas, João Soares da Silva e avenida das Rosas.

Todas as atuações são feitas com prévia sinalização e seguem um protocolo para gerar o mínimo de impacto negativo às comunidades atendidas, o que inclui a interdição total ou parcial de uma via. É elementar, porém, que um serviço dessa robustez, em uma área com alto índice de trafegabilidade, cause transtornos. Por outro lado, é preciso frisar que esses transtornos são momentâneos, diferentemente dos benefícios trazidos por esse tipo de obra, ligados diretamente ao progresso da cidade e à garantia de segurança para os motoristas e transeuntes que sofrem há tanto tempo com a precariedade das pistas de Itabira.