“O primeiro tempo foi muito ruim. Não tivemos atitude”, diz Bustos após derrota do América para o Fortaleza

O Coelho leva três gols na etapa inicial e é superado no primeiro confronto das quartas de final da Copa Sul

“O primeiro tempo foi muito ruim. Não tivemos atitude”, diz Bustos após derrota do América para o Fortaleza
O treinador do América, Fabián Bustos – Foto: Mourão Panda/América

O América entrou em campo, na noite de quinta-feira (24), buscando manter o bom retrospectos nas copas. Apesar de jogar no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Coelho foi apático na etapa inicial, levou três gols do Fortaleza e acabou saindo derrotado no primeiro jogo das quartas de final da Sul-Americana. O placar final ficou em 3 a 1.

Após a partida, treinador do Coelho, em entrevista coletiva, criticou o primeiro tempo da sua equipe, sobretudo as falhas defensivas que permitiram ao Fortaleza abrir grande vantagem na partida. “O primeiro tempo foi muito ruim. Estamos tomando gols por situações nossas. Não tivemos atitude. Perdemos as bolas divididas, perdemos tudo e não competimos com devemos competir”, disparou.

Já a segunda etapa foi melhor no entendimento de Bustos. Para ele, o Coelho foi um time mais aguerrido e que tentou criar as suas chances. “No segundo tempo melhoramos a atitude, competimos mais. Acho que poderíamos ter feito mais um gol, porque dominamos”, completou.

O técnico também destacou que o América precisa adotar o espírito do segundo tempo da partida de ontem para lutar pela permanência na Série A do Brasileirão, competição em que o Coelho se encontra em situação bastante complicada — ocupando a última posição. “Estamos num ‘momento limite’, precisamos competir melhor, como fizemos no segundo tempo. Se competirmos como no segundo tempo, temos chances de melhorar e sair dessa situação”, avaliou.

O jogo

Mesmo atuando fora de casa, o Fortaleza começou acuando o América no campo de defesa. Guilherme arriscou de fora da área e quase acertou o ângulo de Cavichioli. O atacante continuou insistindo e abriu o placar para o Fortaleza, aos 14 minutos. Após cruzamento de Tinga, Guilherme apareceu entre a defesa e, de cabeça, completou para as redes.

O gol deixou o América mais desorganizado. Cavichioli saiu mal do gol e Lucero serviu Pochettino, que da entrada da área só mandou para o gol para aumentar a vantagem aos 20 minutos. O Coelho chegou a ensaiar uma reação e chegou até um gol anulado de Paulinho Bóia, por impedimento. Com mais qualidade, o Fortaleza ainda fez o terceiro na reta final, Marinho deu belo passe entre as linhas da equipe mineira e Guilherme só tirou do goleiro, aos 40.

Na segunda etapa, o América voltou a diminuir o prejuízo e as substituições fizeram a equipe acelerar a partida. O time marcava bem a saída de bola do Fortaleza, que diminuiu a intensidade, e tinha mais presença ofensiva. Com mais volume, o Coelho conseguiu fazer o seu gol aos 23 minutos. Com poucos minutos em campo, Mastriani recebeu na entrada da área e bateu cruzado.

O gol animou os donos da casa. O time de Fabián Bustos se lançou ao ataque e acuava o Fortaleza, que encontrou dificuldade de explorar os espaços e armar os contra-ataques. Vendo o adversário crescer, o Fortaleza baixou as linhas e começou a ditar o ritmo da partida. Apesar do volume e das tentativas criadas, o América não conseguiu diminuir o placar e saiu em desvantagem para o duelo em Fortaleza.

Assista aos melhores momentos da partida:

Como fica?

Com o resultado, o Fortaleza pode até perder por um gol de diferença na volta que avança às semifinais do torneio continental. Já o América terá que vencer por três ou mais gols para garantir a classificação.

Caso o resultado por dois gols se repita, independentemente do placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

O segundo jogo está marcado para a próxima quinta-feira (31), na Arena Castelão, às 19h. Quem avançar, vai enfrentar o vencedor de Corinthians e Estudiantes-ARG. O time paulista venceu o primeiro jogo por 1 a 0.