Após vitória por placar simples, Diniz relata dificuldade em adaptação ao campo do estádio

Quase no apito final, o gol que definiria a partida saiu aos 44 minutos

Após vitória por placar simples, Diniz relata dificuldade em adaptação ao campo do estádio
Foto: Vitor Silva/CBF

A Seleção Brasileira venceu o Peru por 1 a0 na madrugada desta quarta-feira (13), no Estádio Nacional de Lima, e com isso se manteve na liderança das Eliminatórias do Mundial de 2026. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Marquinhos, de cabeça, após cobrança de escanteio de Neymar, aos 44 minutos do segundo tempo. O treinador Fernando Diniz analisou o jogo e disse que o Brasil venceu “com muito mérito”.

O técnico Fernando Diniz disse, em entrevista coletiva concedida após o jogo, que gostou da exibição mas que a equipe sentiu o gramado. “A gente não teve paciência pra ir desmanchando a marcação do Peru aos poucos, isso dificultou um pouco o nosso jogo. Mas tem muito erro de passe, certamente por causa do campo também. Campo muito diferente do que os jogadores estão acostumados. Belém (onde o Brasil jogou na estreia das eliminatórias) já é diferente da Europa, tipo de grama, embora tivesse em boas condições, mas a grama é diferente. E aqui tava totalmente diferente de Belém. Então teve a dificuldade do campo também”, relatou o comandante da Seleção Brasileira.

Apesar das críticas ao campo, Diniz disse que “foi um time que mereceu ganhar em que pesem os erros de passe”. Na semana passada, em sua estreia no torneio, o Brasil derrotou a Bolívia por 5 a 1, no Mangueirão, em Belém (PA).

Como foi o jogo

A equipe comandada por Fernando Diniz teve dois gols anulados no primeiro tempo, ambos por impedimento. Logo no início da partida, Neymar recebeu lançamento longo na esquerda e passou a bola para Richarlison na área. A zaga tentou cortar, mas sem sucesso. Com isso, Raphinha aproveitou o lance para fazer o gol – invalidado porque Neymar estava adiantado no começo da jogada.

Pouco depois foi a vez de Richarlison, de cabeça, marcar outro gol em uma jogada bem feita pela direita entre Danilo e Raphinha. O VAR (árbitro de vídeo), no entanto, apontou impedimento de Richarlison.

O primeiro tempo não se limitou a esses dois momentos. A etapa final teve ainda menos emoção que os primeiros 45 minutos, com um grau de dificuldade maior para que o time brasileiro conseguisse chegar à área da seleção peruana. Em uma das poucas chances criadas pela equipe de Diniz, Raphinha levou Gallese a fazer mais uma defesa difícil.

Quase no apito final, o gol que definiria a partida saiu aos 44 minutos. Neymar cobrou escanteio da esquerda e Marquinhos se antecipou aos marcadores e raspou de cabeça.

O Brasil venceu com Ederson; Danilo (Vanderson), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar (Raphael Veiga); Raphinha (Gabriel Martinelli), Richarlison (Gabriel Jesus) e Rodrygo.