Presidente Lula se reúne com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central
Informações dão conta de que a reunião tem por objetivo aliviar a tensão entre o Executivo e a instituição financeira
Com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta quarta-feira (27) com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), e indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Informações dão conta de que a reunião tem por objetivo aliviar a tensão entre o Executivo e o BC. O encontro deve ocorrer às 17h30 de hoje. Lula se reuniu anteriormente com Campos Neto em dezembro de 2022, durante o período de transição de governo.
A relação entre Lula e Campos Neto se deterioraram em virtude da manutenção das altas taxas de juros pelo Banco Central, motivo de duras críticas da presidência da República, parlamentares governistas e membros do PT.
A pedido de Haddad, Lula evitou tecer críticas específicas sobre Campos Neto, mas voltou à carga pouco tempo depois.
Lula enfatizou, em evento recente em Fortaleza, a importância de ter recursos disponíveis para investimento a juros mais baixos, salientando que o presidente do BC deveria agir em benefício do Brasil e não de outros países.
Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic pela segunda vez consecutiva, diminuindo em 0,5 ponto percentual e fixando em 12,75% ao ano.
O Banco Central adquiriu autonomia em uma medida sancionada pelo ex-presidente Bolsonaro no início de 2021.