Deputados federais acumulam mais de 900 faltas sem justificativa em 2023

As ausências, quando não justificadas, podem resultar em punição ao parlamentar, como desconto em seu salário

Deputados federais acumulam mais de 900 faltas sem justificativa em 2023
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Informações divulgadas pelo portal Metrópoles, mostram que deputados federais faltaram 958 vezes às reuniões deliberativas, sem justificativa, no decorrer deste ano. Essas faltas são passíveis de punição por parte da mesa-diretora da Câmara dos Deputados.

Segundo o levantamento do portal, o deputado Junior Lourenço (PL-MA) soma 23 faltas sem justificativas, seguida por Antônia Lúcia (Republicanos-AC) com 17 faltas e Washington Quaquá (PT-RJ), com 16 faltas.

A presença dos parlamentares é registrada por meio eletrônico no início de cada sessão. Caso haja indisponibilidade do sistema, a presença é confirmada por meio de chamada nominal no plenário.

As ausências, quando não justificadas, podem resultar em punição ao parlamentar, como desconto em seu salário, equivalente a 1/30 do valor a que faz jus.

Já as ausências justificadas, como missão autorizada, doença comprovada mediante atestado avaliado por junta médica oficial, licença-maternidade ou paternidade, e casos de doença grave ou falecimento de um membro da família, não serão descontadas.