Conceição Evaristo recebe troféu Juca Pato de Intelectual do Ano em novembro, no Flitabira

Autora também participa do festival literário, dividindo mesas com a ministra do STF Cármen Lúcia e com a jornalista e atriz Maria Ribeiro

Conceição Evaristo recebe troféu Juca Pato de Intelectual do Ano em novembro, no Flitabira
Foto: Juh Almeida
O conteúdo continua após o anúncio


A escritora Conceição Evaristo vai receber o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira de Escritores, durante o 3º Festival Literário de Itabira (Flitabira), que acontece entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro de 2023, na cidade mineira, terra de Carlos Drummond de Andrade.

A cerimônia de entrega acontecerá no dia 4 de novembro, um sábado, às 21h. Tradicionalmente, quem faz a entrega do prêmio é sempre o ganhador do ano anterior. Dessa forma, o padre Júlio Lancellotti, condecorado em 2022, vai participar ao vivo, por telão, da solenidade. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está convidada para participar da homenagem.

Conceição Evaristo, agora, integra a lista de condecorados pelo troféu, ao lado de Frei Betto, Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade, Antonio Candido, Dalmo Dallari, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Aílton Krenak e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

Pela primeira vez, a premiação condecora uma mulher negra. A escolha de Conceição Evaristo foi feita a partir de um voto dos associados da UBE. O prêmio, segundo a entidade, é concedido à personalidade que tenha publicado livro no Brasil, no ano anterior, e se destacado pelo conjunto da obra em qualquer área do conhecimento, valorizando e representando os ideais democráticos. O prêmio é um dos mais tradicionais do País e foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.

O troféu da premiação é a réplica da personagem criada pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizada pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). A UBE, sociedade civil fundada em 1958, luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. Ricardo Ramos Filho, autor que também é nome confirmado no Flitabira, é o seu atual presidente, e participará da cerimônia.

Conceição Evaristo tem, ainda, duas mesas de conversas programadas para acontecer no evento. Na sexta-feira, 3 de novembro, às 21h, junto com Maria Ribeiro, aborda o tema “O homem; as viagens”, norteado pelo poema de mesmo título, de Carlos Drummond de Andrade.

Conceição Evaristo recebe troféu Juca Pato de Intelectual do Ano em novembro, no Flitabira
A jornalista e atriz Maria Ribeiro – Foto: Arquivo/Pessoal

Já no sábado, logo após a premiação, às 21h, Conceição Evaristo e a ministra Cármen Lúcia tratam da temática “O sentimento do mundo”.

Conceição Evaristo recebe troféu Juca Pato de Intelectual do Ano em novembro, no Flitabira
A ministra Carmén Lúcia – Foto: Diego Bresani

Sobre o festival

O 3º Flitabira acontecerá no Centro Histórico de Itabira e tem com tema central “Arte, Literatura e Correspondências”. A curadoria é de Afonso Borges, idealizador do evento e do projeto Sempre Um Papo, e Sérgio Abranches.

O festival inaugura na cidade um “circuito cultural” que começa abaixo da Rua Tiradentes e termina na Casa de Drummond, na Praça do Centenário. Todas as atividades do Festival são gratuitas e acontecem via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, e tem apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores.