Biblioteca Pública de Minas Gerais é depredada e suspeito jogou livros na rua
A instituição possui mais de 500.000 mil exemplares, entre livros, revistas e jornais históricos
A Biblioteca Pública de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi depredada na madrugada dessa terça-feira (24). Segundo a Guarda Civil Municipal, populares flagraram o momento em que o suspeito, de 22 anos, jogou uma pedra no vidro da biblioteca e invadiu o local. Ele teria jogado os livros do acervo na rua e foi contido pelas testemunhas até a chegada dos agentes.
O suspeito foi encaminhado para uma unidade de saúde para atendimento médico e depois foi levado para a Central de Flagrantes I da Polícia Civil, onde prestou depoimento. Ele foi preso em flagrante e deve responder por dano qualificado praticado contra o patrimônio público estadual e está à disposição da Justiça.
História da Biblioteca
Com 69 anos de história, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é referência para as bibliotecas dos 853 municípios mineiros e foi criada pelo então Governador Juscelino Kubitschek em 1954. A instituição possui mais de 500.000 mil exemplares, entre livros, revistas e jornais históricos.
A Biblioteca funciona no prédio sede, situado na Praça da Liberdade, nº 21, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer . Compõe o complexo bibliotecário, também, o prédio Anexo Professor Francisco Iglesias, localizado na Rua da Bahia, 1889. Atualmente, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais integra o Circuito Liberdade.