Marco Antônio afirma que ETA Pureza foi contaminada por óleo e promete punição rigorosa aos culpados
Prefeito afirmou que situação “não pode acontecer”
Na tarde deste domingo (12), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), se pronunciou sobre a água suja e de odor ruim recebida por diversos itabiranos nos últimos dias. Em um pronunciamento de pouco mais de um minuto, o líder do Executivo afirma que a água captada pela ETA Pureza foi contaminada por óleo e promete punição rigorosa aos responsáveis.
“Quero tranquilizar a população de Itabira, principalmente aquela que consome as águas da ETA Pureza, em função do que ocorreu desde ontem (11) e estamos investigando, que é a contaminação por algum tipo de óleo. Tomamos duas decisões importantes: a primeira é técnica, e o Saae trabalhou a madrugada inteira para fazer a limpeza da água do reservatório e normalizar o abastecimento. Desta maneira, a água que já está caindo na sua caixa d’água está limpa e própria para consumo. A outra deve ser jogada fora e depois o Saae vai compensar isso de alguma forma na conta”, iniciou o prefeito.
Logo após, Marco Antônio Lage enfatizou que “isso não pode acontecer”, além de prometer uma investigação minuciosa sobre o caso. “E a segunda questão é a investigação, com rigor, porque não era pra isso ter acontecido, não é normal isso acontecer. Então vamos investigar com todas as possibilidades possíveis para que os culpados sejam rigorosamente punidos. Não vamos admitir esse tipo de coisa em Itabira, principalmente quando prejudica a saúde pública”, finaliza.
Ver essa foto no Instagram
Entenda
Desde ontem (11), diversos itabiranos relatam receber uma água de qualidade muito ruim, apresentando coloração escura e até mesmo mau cheiro, em suas residências. Em alguns casos, a situação se arrasta há mais de 24 horas, impossibilitando o consumo da água em um período de fortes temperaturas. Responsável pelo abastecimento em Itabira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reconhece a situação e afirma realizar um trabalho minucioso para resolvê-la.
Segundo a autarquia, a origem do problema está na ETA Pureza, responsável por abastecer quase 50 bairros de Itabira. O Saae diz ter detectado um cheiro anormal na água distribuída pela estação, o que forçou, inclusive, uma paralisação do trabalho de captação feito no local.