Elevadores da Cidade Administrativa não têm prazo para voltar a funcionar
A situação ocorre após um servidor do Estado, de 66 anos, ter morrido depois de subir 13 andares na Cidade Administrativa
Os elevadores da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves não têm prazo para voltar a funcionar. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi constatada uma inadequação na fixação de parafusos localizados no vão dos elevadores, e até que seja realizada a correção definitiva, eles continuarão inoperantes.
A situação ocorre após um servidor do Estado, de 66 anos, ter morrido depois de subir 13 andares na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na manhã da última segunda-feira (27). O homem havia precisado usar as escadas devido a uma pane elétrica nos elevadores da sede oficial do governo do Estado de Minas Gerais.
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A Seplag esclareceu que, na semana entre os dias 13 e 17/11, foram detectadas falhas no funcionamento de alguns elevadores do Prédio Minas, na Cidade Administrativa. Em razão do grande número de pessoas que circulam no local, os 22 elevadores sociais do prédio foram desligados a partir do último dia 20.
Três empresas foram contratadas para a realização de perícia com o objetivo de identificar e corrigir a razão das falhas no funcionamento. Nas verificações iniciais, suspeitou-se de uma pane elétrica. Entretanto, na terça-feira (28), após diagnóstico preliminar encaminhado pelas empresas, foi constatada, naqueles que apresentaram falhas, uma inadequação na fixação de parafusos localizados no vão dos elevadores.
Até que seja realizada a correção definitiva, os elevadores continuarão inoperantes. A Seplag também informou que será realizado agora o diagnóstico detalhado e individualizado nos 22 elevadores, a correção das falhas verificadas e, de forma preventiva, também nos que não apresentaram problemas. A definição do prazo exato para a retomada do funcionamento dos elevadores só poderá ser informada após a realização desse diagnóstico detalhado.
A nota ainda completa:
‘‘A Secretaria reitera que o compromisso da pasta e do Governo de Minas é com a segurança dos seus milhares de servidores e visitantes e, portanto, todas as medidas estão sendo tomadas com esse objetivo. Além dos elevadores sociais, o prédio Minas conta com oito elevadores privativos, que estão funcionando e foram disponibilizados para uso de todos.
Vale ressaltar que a inspeção de todos os elevadores da Cidade Administrativa está em dia. Os elevadores sociais e os demais não privativos do complexo têm inspeção com data de vigência até 4/10/24. Já a inspeção dos elevadores privativos tem data de vigência até 27/11/24. A legislação municipal de Belo Horizonte determina a inspeção anual, mas, pelo contrato do Governo de Minas, as vistorias são realizadas mensalmente.
O serviço de manutenção dos elevadores da Cidade Administrativa é realizado por duas empresas. No caso dos elevadores sociais dos prédios Minas e Gerais, a empresa responsável é a Elevadores Otis Ltda. Já a manutenção dos elevadores privativos dos prédios Minas e Gerais e dos elevadores dos demais prédios (Tiradentes, Alterosas, Auditório JK e Centro de Convivência) é feita pela empresa Elevadores Atlas Schindler Ltda.
Ambos os contratos são produtos de pregões eletrônicos e estão vigentes, podendo ser prorrogados por até 60 meses se atendidos todos os requisitos previstos na legislação vigente.’’
Enquanto o uso dos elevadores sociais do prédio Minas não é retomado, os servidores que executam suas atividades no prédio foram autorizados a realizar teletrabalho. Além disso, os elevadores privativos estão também disponíveis para a utilização dos servidores e a Intendência da Cidade Administrativa está, ainda, disponibilizando estações de trabalho no Prédio Gerais para aqueles que necessitarem comparecer presencialmente.