Quase 4 mil crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual em Minas Gerais
Casos como esse podem ser denunciados pelo Disque 100
Um levantamento feito por jornal da Itatiaia mostra que 3.725 crianças entre 0 e 13 anos foram vítimas de violência sexual em Minas, de janeiro a outubro de 2023, segundo levantamento pela reportagem. Só em Belo Horizonte foram 425 vítimas neste mesmo período.
Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania apontam o aumento de 68% dos casos de violações sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil nos quatro primeiros meses de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 17,5 mil casos e 9,5 mil denúncias.
Em maio deste ano, no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu audiência para debater as políticas públicas de combate a esse tipo de violência. Nessa audiência, esteve presente a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eliane Araújo. Ela lembrou que a maioria dos abusadores são pessoas da própria família das vítimas, devido ao contato mais próximo que possuem com os menores.
Denuncie
O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
Em caso de emergência, acione a Polícia Militar pelo 190.