Reposição hormonal e longevidade

Dentre da reposição hormonal destacam-se a proteção cardiovascular, a manutenção da massa óssea e muscular e prevenção de doenças cognitivas

Reposição hormonal e longevidade

Na vida da mulher, a transição entre o estágio reprodutivo e o não reprodutivo é denominada climatério/menopausa. A data do último episódio de sangramento menstrual define-se como menopausa. Esta denominação é feita através de uma análise retrospectiva, 12 meses após a amenorréia (data em que ocorreu a última menstruação).

Já o climatério (síndrome do climatério), refere-se ao conjunto de sintomas e sinais decorrentes da interação entre fatores socioculturais, psicológicos e endócrinos que ocorrem com o declínio hormonal e transição para final da vida reprodutiva.

A transição menopausal é uma janela de vulnerabilidade para o desenvolvimento de alterações do humor e de transtornos depressivos. A consulta ginecológica é uma excelente oportunidade para intervir e proporcionar melhoria na qualidade de vida das mulheres, principalmente através da terapia de reposição hormonal quando bem indicada.

Dentre outros ganhos da terapia de reposição hormonal para saúde da mulher destacam-se a proteção cardiovascular, a manutenção da massa óssea e muscular, prevenção de doenças cognitivas e depressão relacionadas ao processo de envelhecimento. Indica-se a reposição hormonal também como alívio de alguns sintomas como ondas de calor, sudorese noturna, ressecamento vaginal, diminuição da libido, cansaço, fadiga, alteração do sono.

É muito importante salientar que a reposição hormonal é um dos pilares que atuam na longevidade e melhoria da qualidade de vida das mulheres, mas manter uma alimentação saudável, atividade física regular, hidratação frequente são grandes aliados ao tratamento. A avaliação médica especializada é de fundamental importância para otimização , individualização do tratamento e melhor planejamento terapêutico voltado para cada mulher. Envelhecer com boa saúde, boa memória e qualidade de vida é o grande objetivo da ginecologia com foco na longevidade!

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.