Por conta das chuvas e risco de deslizamento, 73 famílias foram retiradas de casa em BH
As famílias que precisaram ser retiradas em 2023 residem em casas sob encostas ou à beira de barrancos
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou um balanço informando que 73 famílias que residem na capital mineira foram retiradas de casa preventivamente devido a riscos de deslizamentos de terra ou inundação em 2023. A indicação de remoção é efetuada quando a equipe técnica de engenheiros e geólogos identifica que a residência apresenta risco de integridade à família.
Em 2023, foram realizadas 66 remoções temporárias e 7 remoções definitivas. Nesta semana, seis regionais de Belo Horizonte chegaram a registrar risco geológico forte por conta do acúmulo de chuvas na capital. Nesta sexta-feira (5), a Defesa Civil atualizou que existe risco geológico forte nas regionais Centro-Sul, Oeste e Barreiro, e moderado na regional Noroeste. O alerta foi emitido em virtude do volume de chuvas registrados nos últimso dias e a previsão de novas pancadas e vale até a próxima segunda-feira (8).
As famílias que precisaram ser retiradas em 2023 residem em casas sob encostas ou à beira de barrancos. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que todo procedimento é realizado com acompanhamento de equipes sociais, responsáveis pela orientação e pela garantia da tranquilidade da família. “A PBH esclarece ainda que o encaminhamento é realizado de acordo com a situação de cada família. Elas podem ser encaminhadas para abrigos públicos, casa de parentes ou podem ser inseridas no Programa Bolsa Moradia da Prefeitura de Belo Horizonte”, informou o Município.