Itabira prorroga por mais 180 dias situação de emergência por conta da dengue
Informação foi dada por meio de um decreto, publicado hoje
Um decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Itabira nesta segunda-feira (8) prorroga, por 180 dias, o estado de emergência do município em relação à dengue. O último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) feito na cidade, em outubro do ano passado, apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,2%, ou seja, em sinal de alerta para um surto de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“Art. 1º Fica prorrogado por 180 (cento e oitenta) dias os efeitos do Decreto n. 4.242, de 13 de julho de 2023, que ‘Decreta Situação de Emergência no Município de Itabira e dá outras providências’, em razão da existência de situação anormal de perigo iminente ocasionado pelo alto índice de contaminação provocado pelo Aedes aegypti”, diz o decreto, que você pode ler na íntegra clicando aqui.
Entenda
Para o Ministério da Saúde (MS), os índices do LIRAa inferiores a 1% são considerados satisfatórios; de 1% a 3,9%, significam situação de alerta; e índices superiores a 4% representam alto risco de surto. O LIRAa é feito por meio de um programa do MS, que sorteia os bairros, quarteirões e imóveis a serem vistoriados. O método utilizado é a amostragem. Foram vistoriados 1.910 imóveis da área urbana.
“Todo o município deve estar atento para a eliminação de focos, vistoriando o quintal, lavando os recipientes dos animais e das plantas, vedando ou lavando com frequência os ralos e sanitários, providenciando vedação dos locais de armazenamento de água. Também é muito importante que a população receba bem os Agentes de Combate à Endemias”, chegou a dizer, no ano passado, a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade.