Cemig volta a culpar pássaro por falta de energia em Itabira e região

Empresa garante estudar ferramentas para impedir que situação volte a acontecer

Cemig volta a culpar pássaro por falta de energia em Itabira e região
Foto: Jackson Faustino/DeFato
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Nesta quarta-feira (24), vários bairros itabiranos voltaram a sofrer com a falta de energia durante algumas horas. Em comunicado enviado à DeFato no início desta noite, a Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), responsável pelo serviço, afirmou que a situação foi resultado de um curto-circuito provocado por um pássaro em um equipamento da subestação Itabira 2, por volta das 12h30. Há doze dias, em novo episódio de falta de energia em Itabira e região, a companhia havia dado uma justificativa parecida, como você pode ler aqui.

Segundo a Cemig, a situação desta quarta-feira aconteceu nas cidades de Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Passabém, São Sebastião do Rio Preto e parte de Itabira. Na mesma nota, a empresa garante que, em cinco minutos, a maioria dos clientes já estava com a situação restabelecida.

A Cemig afirma, ainda, que já estuda a instalação de um dispositivo de proteção em diversas estruturas da subestação Itabira 2, a fim de evitar que o mesmo problema volte a acontecer. Leia o comunicado, na íntegra, logo abaixo.

A Cemig informa que um curto-circuito provocado por um pássaro em um equipamento da subestação Itabira 2, por volta das 12h30 desta quarta-feira (24/1), causou falta de energia nas cidades de Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Passabém, São Sebastião do Rio Preto e parte do município de Itabira.

Imediatamente após o início da ocorrência, as equipes da Cemig começaram a atuar no restabelecimento da energia aos clientes afetados no menor tempo possível. Em cinco minutos, a maioria dos clientes atingidos já estavam com a energia restabelecida. Por volta das 15h, 90% clientes tiveram o fornecimento restabelecido, permanecendo afetadas as cidades de Itambé do Mato Dentro e Passabém, além de parte do centro da cidade de Itabira. Às 16h16, os clientes afetados em Itabira foram restabelecidos e, por volta de 17h, todos os clientes tiveram o serviço normalizado. 

A empresa esclarece que já estuda a instalação de um dispositivo de proteção em diversas estruturas da subestação Itabira 2, para evitar que esse tipo de problema volte a acontecer.

 A Cemig está analisando a melhor forma de fazer esse serviço, com o menor impacto possível para os clientes, haja vista a necessidade de desenergizar a estrutura para realizar o trabalho com segurança. A previsão é que esse serviço seja feito ainda neste trimestre.