Dengue em BH: centros de saúde atenderam 759 pessoas com sintomas no final de semana

Em apenas uma semana, Belo Horizonte registrou 508 novos casos confirmados de dengue em 2024

Dengue em BH: centros de saúde atenderam 759 pessoas com sintomas no final de semana

Em meio ao decreto do Governo de Minas Gerais da situação de emergência em saúde pública em razão do cenário epidemiológico de arboviroses no estado, cinco centros de saúde abertos pela Prefeitura de Belo Horizonte no último fim de semana, dias 27 e 28 de janeiro, realizaram o atendimento de 759 pessoas que apresentaram sintomas de dengue, chikungunya e zika.

Em apenas uma semana, Belo Horizonte registrou 508 novos casos confirmados de dengue em 2024. Segundo a Prefeitura, as regionais Barreiro, Leste, Oeste, Norte e Venda Nova que contaram com o atendimento dos centros de saúde foram estrategicamente definidas por apresentarem maior procura por atendimento.

O município informou que a partir de agora, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde avaliarão o cenário epidemiológico da capital para definir se há a necessidade de ampliação da oferta de assistência à população nos finais de semana.

Maior assistência

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, essa foi uma importante medida adotada, para que os centros de saúde atuassem como retaguarda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Reforço a orientação de que as pessoas com febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele procurem os centros de saúde da cidade, deixando os casos de urgência e emergência para as UPAs. Todos os nossos profissionais estão treinados para a avaliação de cada caso e os encaminhamentos dos pacientes para outras unidades de saúde serão feitos se necessário e de acordo com o quadro clínico”, esclarece o secretário.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns da dengue são febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves.