Santa Luzia decreta situação de emergência devido a surto de dengue
Até agora foram confirmados 329 casos confirmados de dengue e 2.683 suspeitos
A cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, declarou situação de emergência em saúde pública em todo o território do município em razão de um surto de dengue, zika e chikungunya. Os números dos casos confirmados das doenças causadas pelo Aedes aegypti tem crescido na cidade da Grande BH.
Tanto o número de casos suspeitos quanto o de confirmados de pacientes infectados pelo Aedes aegypti na cidade têm sido crescente: até agora foram confirmados 329 casos confirmados de dengue e 2.683 suspeitos. Para chikungunya os suspeitos são 89 e 12 pessoas tiveram testes positivos para a infecção.
Para tomar tal decisão, a Prefeitura de Santa Luzia considerou, dentre outros fatores, o decreto do Governo do Estado de Minas Gerais de situação de emergência em Saúde Pública no Estado, em razão do cenário epidemiológico de Doenças Infecciosas Virais – Arboviroses.
Comitê
Também com o decreto, fica instituído o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses, composto por representantes das secretarias municipais de Saúde; de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento; da Educação; de Desenvolvimento Social e Cidadania; de Obras e de Desenvolvimento Urbano; assim como da Defesa Civil e da Guarda Civil municipais.
“A tramitação dos processos referentes a assuntos vinculados a esse Decreto passarão a correr em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal”, informou o Executivo.