Uma serpente Caninana foi encontrada dentro de uma máquina de lavar roupas em Poços de Caldas por volta das 11h de ontem (26). O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores do bairro Jardim Nova Aparecida e a cobra foi capturada com segurança.
Após uma rápida averiguação do local, o Corpo de Bombeiros fez uma varredura visual na máquina, onde encontrou o ofídio. Imediatamente, a equipe afastou as pessoas da cena e iniciou a captura.
O Corpo de Bombeiros utilizou uma pinça herpetológica para retirar a cobra e a colocou em uma caixa plástica. A caixa foi vedada, porém continha furos para que o animal pudesse respirar de forma confortável.
A Caninana foi solta em seu habitat, distante do perímetro urbano. Segundo o biólogo Helter Carlos Pereira, essa espécie não oferece perigo: “Quando acuada, pode desferir alguns botes e inclusive morder, mas, como não possui veneno, não causa perigo ao ser humano”.
A Caninana
Mais conhecida como cobra Caninana, a cobra Spilotes pullatus é uma serpente que pode chegar a 2,5m. O bicho pode ser encontrado em quase todo Brasil.
O biólogo Helter Carlos aponta que a Caninana possui uma coloração preta e amarela que se destaca no meio da vegetação. “É comum encontrar esta cobra em paióis ou depósitos, onde ela encontra abrigo e alimento”, explica o profissional. De acordo com o biólogo, a alimentação dessa serpente é predominantemente de aves e pequenos mamíferos, como ratos e morcegos.
Novos moradores?
Se, antes,
serpentes, escorpiões e gaviões eram restritos a áreas rurais, agora podem ser vistos nas cidades.
As causas são o crescimento das áreas urbanas e o aumento das monoculturas, que levam esses animais a procurarem alimento ou moradia em centros urbanos. “Muitos
animais silvestres se adaptaram ao ambiente urbano pela facilidade em encontrar alimento, principalmente, proveniente do nosso lixo. Ou se alimentando de outros animais que estão relacionados com a presença humana, como baratas, ratos e pombos”, explica Helter Carlos.