Em ação de combate à dengue, Prefeitura de BH aplica fumacê nessa terça-feira
A aplicação do inseticida é indicada para combater o mosquito já na fase adulta
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que vai aplicar o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”, para o bloqueio da transmissão da dengue, chikungunya e zika. A aplicação será feita nessa terça-feira (5), a partir das 8h, por equipes do Controle de Zoonoses.
O Município informou que a ação será na regional Venda Nova. Em 2024, até o momento, já houve a aplicação de UBV em aproximadamente 18 mil imóveis das nove regionais da capital.
A aplicação do inseticida é indicada para combater o mosquito já na fase adulta, ou seja, no período em que a fêmea do Aedes Aegypti transmite a doença. O inseticida utilizado no UBV é o mesmo dos populares “carros de fumacê”, a diferença está na estratégia de aplicação adotada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Ao invés de utilizar veículos para a dispersão do produto, os agentes são equipados com bombas costais motorizadas e aplicam o inseticida de forma direcionada em pontos específicos das moradias, como garagens e quintais. Isso favorece o uso mais eficaz do produto, já que de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), quase 87% dos focos do mosquito estão nas casas.
Avaliação técnica
As atividades são planejadas e definidas conforme avaliação técnica de cada território, considerando os aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos humanos), entomológicos (densidade vetorial do Aedes aegypti) e operacionais de cada área analisada. Nos dias que antecedem a ação, os ACE percorrem a área onde haverá aplicação do UBV para informar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados, como tampar alimentos e manter portas e janelas dos imóveis abertas.
Faça sua parte
A Prefeitura de Belo Horizonte lembra que é indispensável a colaboração da população, sendo que a ação mais eficaz contra a transmissão da dengue, chikungunya e zika continua sendo a prevenção, ou seja, a eliminação de potenciais criadouros.