Prefeitura de João Monlevade investe em saúde mental do servidor
Programa a saúde mental garanti suporte aos servidores
A Prefeitura de João Monlevade lançou, o “Projeto Acolher – De Mãos Dadas com Você”, uma iniciativa da secretaria de Administração e Saúde. O Acolher disponibilizará acolhimento psicológico aos servidores municipais. O evento aconteceu no auditório Leonardo Diniz, na sede do executivo, nesta quinta-feira (4). O programa será conduzida por uma equipe multidisciplinar formada pelos seguintes profissionais: Nathália Coura Mendes – psicóloga, Renata Aparecida de Freitas – engenheira de Segurança do Trabalho e José Geraldo Alves de Castro, técnico em Segurança do Trabalho.
Segundo a Secretaria de Administração, os atendimentos do Projeto Acolher serão realizados em uma sala da sede do Executivo, às quintas-feiras, no horário matutino. Os servidores interessados deverão entrar em contato com o Serviço de Segurança, Saúde e Medicina do Trabalhador (SESMT) para os devidos agendamentos, pelo telefone: 3859-2523 ou e-mail: [email protected].
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) afirmou que o projeto é de extrema importância e trata-se de uma conquista de todos os servidores. “Todos sabem que não é fácil gerir a saúde do município e, nesse caso, a dos servidores municipais, mas a ideia do Projeto Acolher é excelente e é uma prioridade. Trata-se de uma importante conquista dos servidores e contou com a participação de diversos atores, que o tornaram possível e realizável. Parabenizo a todos. Fico muito feliz com a implantação dessa iniciativa”, destacou o prefeito.
O secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, lembrou que o Acolher vem preencher uma antiga lacuna na administração do municipal. Ele garantiu que a iniciativa trará muitos benefícios aos servidores. “O projeto é muito valioso e tem que perpetuar, é uma grande conquista de todos. É um benefício alcançado juntamente com o Sintramon, que vai além das questões financeiras e de outros benefícios ao servidor, é uma questão de saúde. Por isso, o projeto tem que permanecer e se perpetuar, assim como as cláusulas financeiras”, salientou Gilberto.
Raquel Drumond, secretária municipal de Saúde, salientou, que o projeto é uma medida qualitativa, da qual não há como mensurar o valor. “Para mim, vale mais que um benefício financeiro. Agradeço a todos da equipe pelo empenho e dedicação em implantar o projeto. É um projeto piloto, um embrião, mas já foi dado o ‘start’, o que é muito importante. Para nós, a saúde do trabalhador é de suma importância e está em primeiro lugar. E não paramos aqui, queremos muito mais”, afirmou Raquel.
Acolhimento
Segundo a psicóloga Nathália Coura Mendes, o Acolher consiste em realizar atendimentos psicológicos em um espaço de acolhimento, de escuta individual e coletivo, sempre pautando pela ética e de forma qualificada. “O trabalho também contará com atividades em grupo, dinâmicas, palestras e rodas de conversa. Com certeza, será um espaço de grande valia para os servidores. Um espaço para se sentirem acolhidos”, destacou Nathália.