Defesa Civil interdita depósito de materiais de construção que foi incendiado em Itabira

Com a determinação, nenhum material pode ser retirado do local até que a estrutura seja reforçada

Defesa Civil interdita depósito de materiais de construção que foi incendiado em Itabira
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
O conteúdo continua após o anúncio


A Defesa Civil de Itabira interditou nesta segunda-feira (8) o depósito de material de construção da Equimacon, incendiado nesta madrugada na rua Platina, no bairro Caminho Novo. A equipe esteve no local junto de um engenheiro civil e realizou a interdição de toda a área afetada pelo fogo devido ao risco de colapso da estrutura. 

Com a determinação, nenhum material pode ser retirado do local até que a estrutura seja reforçada. Uma nova avaliação será realizada na manhã desta terça-feira (9). 

Equipes de perícia da Polícia Civil e uma guarnição da 4ª Ala Operacional do Corpo de Bombeiros Militar também estiveram no local pela manhã realizando serviços de praxe. Os militares seguem no local realizando o monitoramento da área e fazendo os trabalhos de rescaldo.

Funcionamento da loja

Na manhã desta segunda-feira, a Equimacon utilizou as suas redes sociais para comunicar sobre o funcionamento da loja. Dessa forma, os atendimentos acontecem nas unidades da avenida das Rosa, no Centro de Itabira, e de Santa Maria de Itabira (na rua José da Silva Braga, 208, bairro Lambari).

Nesta tarde, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira divulgou uma nota de apoio à Equimacon: “Nossos corações estão com a equipe após o trágico incêndio em uma de suas unidades. Que possam se recuperar rapidamente e reconstruir com ainda mais força. Estamos juntos nessa jornada!”, diz parte do texto publicado nas redes sociais. 

O fogo deixou o depósito completamente destruído. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O incêndio

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas tiveram início por volta de 1h em um sofá colocado na calçada para descarte, na área externa da loja. O fogo teria sido provocado por indivíduos que passaram pelo local. Em nota enviada à imprensa, os bombeiros afirmaram que “as chamas se alastraram, atingindo a parte estrutural da edificação, chegando ao depósito, onde se encontravam materiais combustíveis de classe A e B (veículos automotores e máquinas empilhadeiras), atingindo também parte da loja e escritórios”.

“Havia um grande risco de que as chamas atingissem as residências vizinhas. Portanto, foi realizada a evacuação desses imóveis e, em seguida, os militares deram início ao combate às chamas”, acrescentou a corporação.

O incêndio foi controlado no início da manhã de hoje, por volta das 6h, mas equipes dos bombeiros permanecem no local realizando o trabalho de rescaldo. “Não houve vítimas nos locais, apenas danos materiais. O imóvel teve colapso estrutural no telhado de aço e na parte de alvenaria. A perícia [da Polícia Civil] e a Defesa Civil são aguardadas no local”, informou o CBMMG na ocasião.

Além dos bombeiros de Itabira, uma equipe do pelotão de São Gonçalo do Rio Abaixo e brigadistas da mineradora Vale também atuaram na ocorrência. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também foi acionada devido as chamas terem atingido a rede elétrica.