Facilita Trabalho forma mais 60 mulheres e chega a 209 treinadas e contratadas pelo programa
As beneficiárias foram contratadas com carteira assinada para trabalhar nas secretarias municipais, escolas e demais equipamentos públicos
Mais de 60 mulheres beneficiárias da Moeda Social Eletrônica Facilita finalizaram nesta quarta-feira (10), a última etapa do programa Facilita Trabalho. Elas receberam o certificado de conclusão dos cursos de Panificação e Auxiliar Ambiental, além das formações específicas em Auditoria Interna. Na oportunidade, outras 60 mulheres ingressaram no programa da Prefeitura de Itabira, executado pela Secretaria de Assistência Social a partir de um convênio com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII).
Desde a sua criação, o Facilita Trabalho já capacitou mais de 200 mulheres. As beneficiárias foram contratadas com carteira assinada para trabalhar nas secretarias municipais, escolas, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e demais equipamentos públicos. As mulheres, que são usuárias dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e que recebem a moeda Facilita, trabalharam durante um ano e no contraturno realizaram a capacitação.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), participou da formatura e da cerimônia de boas-vindas às novas integrantes e anunciou que, além da parceria com a APMII, as mulheres do Facilita Trabalho agora também terão a oportunidade de fazer o curso de costura com o Instituto ITI. “Fico muito emocionado de estar aqui com vocês e, principalmente, de saber que são prova de que hoje Itabira é uma cidade melhor, mais justa e com oportunidades para quem mais precisa”, afirmou Marco Antônio.
Aparecida Maria, moradora do bairro Pedreira, formada no Facilita Trabalho, disse que está muito orgulhosa e agradecida por ter tido tal oportunidade. Ela, que mora com o filho, assinou a carteira de trabalho pela primeira vez no programa do governo municipal. “Acredito que agora as portas vão se abrir para mim e foram momentos de muita felicidade que vivi no Facilita Trabalho”, contou Aparecida.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, a moeda social Facilita beneficia mais de 4 mil famílias, sendo que 3.557 famílias têm mulheres como responsável familiar. “O olhar desta gestão para a efetivação de políticas públicas específicas para as mulheres me deixa muito orgulhosa”, disse Nélia. Na solenidade, também esteve presente o vereador Bernardo Rosa e integrantes da Escola Livre de Música, coordenados pelo Maestro Marcelo Hautequest.