Justiça determina reintegração de oito funcionários do metrô de BH que foram demitidos

A liminar judicial determina ainda a abstenção da concessionária de realizar novas dispensas .

Justiça determina reintegração de oito funcionários do metrô de BH que foram demitidos
(Foto: Divulgação)

A Justiça do Trabalho determinou nessa quarta-feira (10) a reintegração de oito funcionários demitidos do metrô de Belo Horizonte. Na última semana, a empresa MetrôBH, que administra o transporte na capital e Região Metropolitana, demitiu 230 empregados. A liminar judicial determina ainda a abstenção da concessionária de realizar novas dispensas .

A liminar determinou a reintegração de oito trabalhadores demitidos nesta primeira semana de abril e a empresa fica vetada de realizar novas demissões até o julgamento definitivo. O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) comemorou a decisão dessa quarta-feira. “Uma vitória para a categoria que sofre desde o início da privatização com assédio moral e autoritarismo por parte da metrôBH para adesão de programas de demissões e, agora, um plano em massa de demissões imotivadas”, comunicou a categoria.

Os descumprimentos das obrigações citadas implica em multa R$10.000,00 por cada trabalhador que não for reintegrado pela Metrô BH ou que venha a ser, de forma imotivada, dispensado após publicação da demissão, sendo revertida em benefício para o respectivo empregado demitido.