Soterramento em obra deixa vítima fatal em Itajubá, no Sul de Minas
Pouco antes de cobrirem o barranco com uma lona, o maciço cedeu e soterrou as vítimas
Dois trabalhadores de uma obra em Itajubá, na região Sul do estado, ficaram soterrados na tarde de ontem (15). Um auxiliar de pedreiro de 43 anos ficou parcialmente soterrado e a outra pessoa, de 63 anos, ficou completamente coberta pela terra e acabou falecendo.
Um dos pedreiros que estava no local relatou ao Corpo de Bombeiros que os trabalhadores estavam colocando o gabarito da obra e que, pouco antes de cobrirem o barranco com uma lona, o maciço cedeu e soterrou as vítimas. O proprietário da obra não estava no local no momento do acidente, mas foi informado do ocorrido. A obra seria acompanhada por um engenheiro civil, mas até a saída dos Bombeiros, ele não havia comparecido.
A equipe do Corpo de Bombeiros encontrou a primeira vítima coberta por terra até a altura dos ombros. O homem se queixava de dificuldade para respirar e dor nos membros inferiores. As guarnições escavaram em volta da vítima, removendo com segurança a terra em seu entorno, e conseguiram retirá-lo. Após resgatado, foi deixado aos cuidados da equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Logo em seguida, foi iniciada a operação de busca para encontrar a segunda vítima, que estava totalmente soterrada. Conforme relatos de testemunhas, estaria próximo da primeira vítima quando houve o deslizamento. Durante as escavações manuais, a segunda vítima foi encontrada soterrada a cerca de 1,5 metro de profundidade.
Com cautela Bombeiros foram escavando as laterais até conseguirem acesso ao tronco e a cabeça da vítima. De acordo com o Corpo de bombeiros, houve bastante dificuldade em retirar o idoso, uma vez que seus membros inferiores estavam presos sob uma grande quantidade de terra.
Resgatada a segunda vítima, foi imediatamente repassada para as equipes do USA e do SAMU. Após avaliação pré-hospitalar, o médico tripulante da ambulância constatou o óbito da vítima.
Estiveram no local a Policia Militar, a Guarda Civil Municipal, a perícia da Polícia Civil e o Coordenador da Defesa Civil Municipal. Após os trabalhos dos peritos, o corpo da vítima fatal foi deixado aos cuidados da Guarda Civil Municipal.