Timóteo, em Minas Gerais, é uma das cidades mais poluídas do Brasil
Fortaleza, capital cearense, foi a única cidade a se manter dentro dos parâmetros da OMS
Timóteo, no Vale do Aço, é um dos municípios mais poluídos do País, é o que consta no relatório do World Air Quality, de 2023 e elaborado pela IQAir, empresa suíça especializada em tecnologia de qualidade do ar e proteção contra poluentes. O documento apresenta a cidade mineira com um nível de material particulado MP 10,1 duas a três vezes superior ao parâmetro que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além de Timóteo, outras cidades constam da lista negra da pesquisa, como o município de Xapuri, no Acre, identificado como a cidade com maior índice de poluição, seguida por Osasco, no interior paulista. Em São Paulo, Cubatão, Guarulhos e Rio Claro engrossam a lista, com a qualidade do ar em índices de três a cinco vezes ao recomendado pela OMS.
No Norte do País, Manaus, capital amazonense teve uma piora na qualidade do ar a partir de 2021 a 2023, com concentrações particuladas com diâmetro de até 2,5 micrômetros (MP 2,5) em sua atmosfera, com o limite de até três vezes o estabelecido pela OMS.
Fortaleza, capital cearense, foi a única cidade a se manter dentro dos parâmetros da OMS.
Entre os países mais poluídos do mundo, o Brasil figura na octagésima terceira (83) posição, com o nível de MP 2,5 na atmosfera, mas, houve uma leve redução em relação aos primeiros registros do World Air Quality. Em 2018, a presença de partículas na atmosfera era mais que o triplo do índice atual.
Segundo a OMS, o MP 2,5 é um dos principais poluentes que impactam negativamente a saúde humana. Esse material na atmosfera é responsável por mortes e doenças relacionadas a problemas cardíacos e pulmonares.