Chuvas no RS: “Bombeiros de Minas Gerais permanecem em prontidão”, diz major

Os militares foram para o Rio Grande do Sul no dia 2 de maio e a operação no estado durou sete dias

Chuvas no RS: “Bombeiros de Minas Gerais permanecem em prontidão”, diz major
(Foto: CBMMG)

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atuou em cinco municípios do Rio Grande do Sul em auxílio aos atingidos pelas chuvas e enchentes dos últimos dias: Bento Gonçalves, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Canoas e Guaíba. A operação dos militares mineiros salvou 1313 pessoas, além de 22 animais.

Os bombeiros foram para o Rio Grande do Sul no dia 2 de maio e a operação no estado durou sete dias. Ao todo, o CBMMG empenhou aeronaves, embarcações, cães e 28 militares especializados por 168 horas de operação. Em coletiva concedida nesta terça-feira para relatar sobre os trabalhos no sul, o major Heitor Mendonça afirmou que a corporação está atenta caso o estado gaúcho precise de novos apoios. “O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais permanece em prontidão para qualquer tipo de deslocamento em auxílio a qualquer estado brasileiro que necessite, por indicação o nosso governo. E de forma interna, o Corpo de Bombeiros sempre permanecerá em prontidão a qualquer tempo e hora nós estamos”, declarou o militar.

Segundo o major Heitor, os bombeiros de Minas Gerais atuaram principalmente no salvamento das vítimas dos deslizamentos causados pelas chuvas. Os cães foram primordiais para a localização de nove corpos de vítimas. “Os cães foram extremamente importantes na localização e na recuperação desses corpos, para que as famílias possam ter dignidade na despedida final dos seus entes queridos”, disse o major.

Expertise

O CBMMG também já atuou no auxílio técnico em eventos como os incêndios no Amazonas, na Operação Verde Brasil, e em catástrofes ocorridas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Vale do Taquari/RS, em outubro do ano passado.