Amém, Nossa Senhora da Piedade: Minas Gerais pode ter mais um feriado santo

Proposta de feriado em homenagem a Nossa Senhora da Piedade é discutida em audiência na Comissão de Cultura

Amém, Nossa Senhora da Piedade: Minas Gerais pode ter mais um feriado santo
Santuário de Nossa Senhora da Piedade fica na Serra da Piedade, que sofre ameaças da atividade minerária. Foto: Marcelo Rosa / Arquidiocese de BH

A devoção a Nossa Senhora da Piedade foi o tema de uma audiência realizada pela Comissão de Cultura. O debate, que aconteceu na última quarta-feira (8), teve como foco o Projeto de Lei (PL) 1.401/23, proposto pelo deputado Leleco Pimentel (PT), que visa instituir o dia 15 de setembro como feriado estadual em homenagem à padroeira de Minas Gerais.

O deputado Leleco Pimentel destacou a relevância do feriado para fortalecer o turismo religioso e ressaltou a necessidade de preservação da Serra da Piedade, onde está o santuário. “Precisamos falar desses espaços religiosos que se tornaram refúgios para garantir a preservação da nossa casa comum, tão atacada pelas mineradoras”, disse.

O deputado Professor Cleiton, que elaborou um outro PL proibindo a mineração na Serra da Piedade, acredita que o projeto do colega Leleco ajuda na discussão sobre a preservação dessa serra. O deputado relembra que seu projeto começou a tramitação, mas ficou paralisado devido ao lobby da mineração.

O Reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, Padre Wagner Calegário, enfatizou a importância do feriado não apenas para a religiosidade, mas também para a economia local e regional: “A movimentação da hotelaria, dos restaurantes e outros serviços também é grande, com oportunidades principalmente para Caeté e, depois, Sabará”

Nanci Menezes, do Movimento Mineiro de Fé e Política e da Pastoral Afro-Brasileira, lembrou que a criação do feriado está 66 anos atrasada em relação à data em que N.S da Piedade tornou-se a padroeira de Minas, em 1958. Mas avalia que “o feriado será uma grande riqueza para o turismo religioso e poderá se somar a outro feriado importante, o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro”.

A proposta de feriado em homenagem a Nossa Senhora da Piedade será agora analisada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, levando em consideração os argumentos apresentados durante a audiência pública.