DER-MG sugere rota alternativa para veículos maiores devido interdição de ponte na Zona da Mata

A medida visa facilitar o trânsito de veículos com altura superior a 4,5 m e que estavam com dificuldade de utilizar a rota alternativa pela MG-353

DER-MG sugere rota alternativa para veículos maiores devido interdição de ponte na Zona da Mata
Foto: Divulgação/DER-MG

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) indica uma rota alternativa para os veículos acima de 4,5 metros de altura que trafegam pela MG-133, entre o entroncamento da MGC-265 (Rio Pomba) até a cidade de Tabuleiro, trecho em que fica situada a ponte sobre o Rio Pomba, interditada desde o dia 23 de maio.

A medida visa facilitar o trânsito de veículos com altura superior a 4,5 m e que estavam com dificuldade de utilizar a rota alternativa pela MG-353 (Coronel Pacheco, Goianá, Rio Novo, Guarani e Piraúba), devido ao limite de altura da ponte em Guarani (altura máxima de 4,5 m).

Desta forma, o DER-MG sugere outra rota alternativa a partir da região de Juiz de Fora. Assim, os veículos deverão utilizar a BR-267, sentido Leopoldina; acessar a BR-116, em Leopoldina, via MGC-120, em Dona Euzébia e depois seguir pela MG-285, seguindo sentido Piraúba, podendo obter saídas em direção a Ubá, Rio Pomba, Mercês, chegando à BR-040, passando por Santa Bárbara do Tugúrio.

Outra alternativa para veículos maiores é por Rio Novo, acessando a MG-126 sentido São João Nepomuceno, seguindo para Bicas para acessar a BR-267 e em Leopoldina passar pela MG-120 sentido Piraúba.

A ponte, situada na Zona da Mata Mineira, possui 98 metros de extensão e passará por serviços de manutenção por aproximadamente 30 dias.

Enquanto o serviço estiver sendo realizado os veículos de pequeno porte e de até 4,5 m podem continuar a desviar do local seguindo a partir de Rio Pomba pela MGC-265, no sentido de Piraúba, onde devem acessar a MG-353 e continuar a viagem passando por Guarani, Rio Novo e Goianá. O trajeto de desvio é todo realizado em rodovias pavimentadas e aumenta o trajeto em 26 km.

A ponte foi construída na década de 1960 e passou por reformas nos anos 1990. Pela MG-133 passam diariamente cerca de 5.000 veículos, sendo aproximadamente 500 da categoria de carga. A rodovia é muito utilizada pelo setor do agronegócio e da indústria moveleira da região, que a utiliza para acessar a BR-040 com objetivo de escoar a produção para outros estados.

* Com informações do DER-MG.