Aymorés marca nos acréscimos do segundo tempo e Valério perde a primeira no Módulo II do Campeonato Mineiro

Até então, o Dragão tinha cinco empates em cinco jogos pela competição. Com a derrota, a equipe de Itabira permanece na penúltima colocação do Grupo A

Aymorés marca nos acréscimos do segundo tempo e Valério perde a primeira no Módulo II do Campeonato Mineiro
Foto: Igor Adler
O conteúdo continua após o anúncio


O Valério sofreu sua primeira derrota no Módulo II do Campeonato Mineiro na noite de sexta-feira (31). A equipe de Itabira vinha de cinco empates em cinco partidas — e começa a ver a sua situação complicar na tabela. Com o revés por 1 a 0 diante do Aymorés, o Dragão estacionou na penúltima posição, mas pode terminar a rodada na lanterna do Grupo A, caso o Betim consiga vencer o Democrata-SL, na tarde deste sábado (1º).

Já o Aymorés, com a vitória, assumiu provisoriamente a liderança da chave com dez pontos (ainda pode ser superado pelo Democrata). O gol que sacramentou a vitória do time de Ubá saiu nos acréscimos do segundo tempo, aos 48 minutos, quando Bruno Menezes aproveitou uma falha do zagueiro Lula.

Primeiro tempo

O Valério manteve a base da equipe que havia empatado com o mesmo Aymorés, na rodada passada. A única exceção foi o retorno do zagueiro Lula, que retorna de suspensão, que entrou na vaga de Jean.

Com Caiuby organizando o meio-campo, o Aymorés buscou explorar a velocidade do ponta haitiano Garrinsha, que também pressionava a saída de bola do Dragão. Enquanto o time itabirano apostava em Pedrinho, artilheiro com três gols, que tentava segurar a bola lá na frente — ele tinha o apoio de Dênis pela direita e DG pela esquerda.

O Aymorés teve seu melhor momento aos 21 minutos, com três finalizações consecutivas de Nando, Garrinsha e Mayco Félix. Na primeira etapa, o time de Ubá teve que substituir Ailton, que sofreu uma lesão, por Pedro Rosa, ex-jogador do Botafogo-RJ e Criciúma-SC.

O Valério quase marcou aos 29 minutos, quando Pedrinho acertou a trave direita do goleiro Renan Rinaldi. Seis minutos depois, o Aymorés quase fez um gol olímpico, mas Glaycon fez a defesa. Mas a primeira etapa não passou disso.

Segundo tempo

Na segunda metade do jogo, o Valério tentou aproveitar a posse de bola e tomara as iniciativas ofensivas. Porém, sem conseguir ser eficiente — e desperdiçando chances de marcar. Aos três minutos, Pedrinho perdeu a melhor oportunidade da equipe visitante após um erro de Pedro Rosa. Já o Aymorés apostou nos contra-ataques, aproveitando a ligação direta entre defesa e ataque. Isaac, principalmente, se destacou nos duelos com os laterais do Dragão, primeiro contra Rodrigues e, depois, diante de Léo Carioca, que entrou aos 28 minutos.

As substituições de Marcos Valadares, com os meias Maicon e Nascimento e o estreante Pedro Millas, não surtiram efeito, e o Valério seguiu perdendo oportunidades. Millas, inclusive teve pelo menos três oportunidades, a melhor delas aos 44 minutos, obrigando o goleiro do Aymorés a fazer uma grande defesa.

Antes do gol, o técnico do time de Ubá, Igor Guerra, fez substituições para ajustar a marcação, liberando os jogadores de frente. Aos 48 minutos, já nos acréscimos, Bruno Menezes tirou o placar do 0.

O jogador, que havia entrado 30 minutos antes, aproveitou uma falha do zagueiro Lula após cruzamento de Isaac — o goleiro Glaycon não saiu do gol e, na pequena área, Bruno aproveitou para definir o resultado a favor do “Índio Guerreiro”. Com a vantagem, o Aymorés precisou apenas administrar o resultado até o apito final.

Ficha ténica

Valério: Glaycon; Saulo, Lula, Pedro Vieira e Rodrigues (Léo Carioca); Luis Felipe, Gabriel Santos e Alexandre Melo (Nascimento); DG (Maicon), Dênis (Pedro Millas) e Pedrinho. Técnico: Marcos Valadares.

Gol: Bruno Menezes (Aymorés), aos 48 do segundo tempo

Arbitragem: Ronei Cândido Alves, Bernardo de Souza Pádua e Rômulo Correia Gonzaga (FMF).