Conceição do Mato Dentro: caminhão que provocou acidente na MG-010 estava com licenciamento vencido
Caminhonete foi arrastada por 200 metros antes de cair em ribanceira às margens da rodovia, duas mulheres morreram na colisão
Informações do boletim de ocorrência da 2ª Companhia Rodoviária da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Conceição do Mato Dentro, apontam que o caminhão Scania/G 440 que provocou o acidente na MG-010, na região de Córregos, na terça-feira (2), e que deixou duas mulheres mortas, estava em situação irregular, com o licenciamento vencido — sendo que o último documento datava de 2021. O condutor confirmou, ainda, que a colisão com a caminhonete Toyota Hilux, de um terceirizada da mineradora Anglo American, aconteceu após o veículo de carga perder os freios.
De acordo com a ocorrência, o caminhão — com placa de Belo Horizonte — estava carregado com asfalto e prestava serviço para a empresa Mais Construtora. Segundo relatos do motorista, ele havia saído da cidade do Serro e seguia para Congonhas do Norte, onde deixaria a sua carga para ser usada na obra de asfaltamento da estrada para Conceição do Mato Dentro.
Ao passar pela região de Córregos, o caminhão perdeu o freio e ganhou velocidade em uma descida. O condutor contou que conseguiu desviar de duas caminhonetes, mas acabou entrando na contramão de direção e batendo de frente com a Hilux em que estavam Débora Kelly da Silva e Viviane Fernandes de Almeida, funcionárias da empresa Sesi, uma terceirizada da Anglo American — as duas morreram no local do acidente.
Após a colisão, o caminhão arrastou a caminhonete por aproximadamente 200 metros até caírem em uma ribanceira às margens da MG-010, no sentido Conceição do Mato Dentro.
De acordo com a PMMG, o motorista do caminhão foi submetido ao teste de alcoolemia (bafômetro), com o resultado dando negativo para o uso de álcool. Porém, em consulta ao sistema informatizado, os policiais descobriram que o veículo de carga estava irregular, com o licenciamento vencido — o último documento datava de 2021.
Ver essa foto no Instagram
Socorro às vítimas
Quando a Polícia Militar chegou ao local do acidente, três ambulâncias com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e da Anglo American já atuavam no local, com os socorristas realizando o trabalho de desencarceramento das duas vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviou o helicóptero Arcanjo 04 para dar suporte nos atendimentos.
Débora Kelly da Silva foi a primeira vítima retirada das ferragens da Hilux, ainda com sinais de pulso. A equipe do Samu realizou manobras de reanimação cardiopulmonar, mas, depois de diversas tentativas, o óbito foi confirmado às 14h43, conforme o relatório médico.
Já Viviane Fernandes de Almeida, que também ficou presa às ferragens, foi retirada do veículo sem os sinais vitais.
O motorista do caminhão foi socorrido por uma das ambulâncias até a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi colocado em observação médica com suspeita de traumatismo craniano encefálico. Devido a internação, o homem não foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para prestar esclarecimentos.
A perícia da PCMG foi acionada para os trabalhos de praxe. O corpo das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Diamantina.