Bairro Gabiroba recebe nova Unidade Básica de Saúde e Centro de Referência de Assistência Social
O CRAS Gabiroba, referência para 5 mil famílias, realiza em média 6.300 atendimentos anuais, beneficiando mais de 1.700 famílias por ano
Foram entregues no último domingo (3), no bairro Gabiroba, em Itabira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dora Assrauy e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os dois equipamentos públicos tiveram cerca de R$5 milhões em investimentos e pretendem ampliar o acesso aos serviços na região.
A nova UBS Gabiroba foi construída utilizando o método “steel frame”, que garante uma obra mais limpa, sustentável e com excelente custo-benefício. A unidade conta com muro de arrimo, estrutura metálica, alvenarias, divisões, cobertura, impermeabilização, instalações hidrossanitárias, elétricas e de climatização, além de áreas de estacionamento.
O espaço está funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e já conta com 4.402 pacientes e 2.315 domicílios cadastrados. A unidade oferece uma ampla gama de serviços, incluindo acolhimento, vacinação, dispensação de preservativos, exames preventivos, grupos de educação em saúde, aferição de dados vitais, realização de curativos, consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares e atendimento odontológico. Além disso, uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico e assistente social está disponível para atender a população.
Já o CRAS Gabiroba, referência para 5 mil famílias, realiza em média 6.300 atendimentos anuais, beneficiando mais de 1.700 famílias por ano. A unidade oferece benefícios eventuais como cartão-alimentação, isenção de taxas para emissão de documentos, kits de natalidade, colchões, cobertores e filtros. Outra importante ação desenvolvida é o acolhimento e escuta às famílias que possuem vínculos fragilizados e necessitam de orientações para o fortalecimento desses vínculos.
Além disso, 922 famílias recebem a Moeda Social Facilita e 1.306 são beneficiárias do Bolsa Família. Mais de 60 mulheres já foram contratadas pelo Facilita Trabalho e 17 adolescentes e jovens foram inseridos no Programa Aprendiz Social. Com a inauguração do novo prédio, o CRAS poderá oferecer um atendimento mais adequado e humanizado, beneficiando 30 bairros e comunidades rurais.