Vivência Olímpica: mesmo lesionada, Júlia Kudiess vai para Paris com mais 11 atletas

Comitê Olímpico Brasileiro vai levar 12 jovens atletas de diferentes modalidades com potencial de participação em futuras edições dos Jogos

Vivência Olímpica: mesmo lesionada, Júlia Kudiess vai para Paris com mais 11 atletas
Júlia Kudiess embarca para Paris – Foto: FIBV

No marco de 20 dias para os Jogos Olímpicos Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anuncia a ida de um grupo de jovens atletas brasileiros que participará dos Jogos de uma forma diferente. Doze selecionados vão fazer parte do Vivência Olímpica, programa do COB que levará para Paris jovens representantes de diferentes modalidades com potencial de participação em futuras edições dos Jogos.

A central, Júlia Kudiess, foi umas das escolhidas. A atleta, de apenas 21 anos, estava na disputa por uma vaga na Seleção Feminina de Vôlei, mas lesionou o joelho na Liga das Nações e agora se recupera de uma cirurgia. Com o Maracanãzinho lotado durante a vitória sobre a Sérvia, por 3 sets a 0, Kudiess caiu depois de realizar uma jogada e deixou o ginásio em silêncio.

O sonho de participar da primeira olimpíada foi adiado para 2028, mas agora poderá viver a experiência em Paris fora das quadras. Divididos em duas turmas, os atletas estarão em Paris a partir de 27 de julho, um dia depois da Cerimônia de Abertura.

De acordo com Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, o objetivo do programa é fazer que os jovens de fato vivenciem o que são os Jogos Olímpicos e comecem a se ambientar com esse universo. “Em Paris eles vão poder acompanhar tudo o que envolve a operação do COB para os atletas do Time Brasil e vão sentir o gostinho do que é fazer parte dos Jogos Olímpicos. Tenho certeza de que sairão muito motivados para voltarem como atletas efetivos nas próximas edições”.

O programa volta a ser realizado em uma edição dos Jogos depois de ficar fora de Tóquio 2020 por conta das restrições da pandemia. Criado nos Jogos de Londres 2012, o programa do COB levou 16 atletas para a Inglaterra, enquanto no Rio 2016 foram 20 participantes. Entre os nomes que já passaram pelo Vivência Olímpica estão medalhistas olímpicos ou mundiais, como Rebeca Andrade, da ginástica artística, Martine Grael, da vela, Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, e Beatriz Ferreira, do boxe.

Além de Júlia Kudiess, Ryan Kainalo, do surf, Taiane Justino, do levamento de pesos, Lucas Fonseca, da vela, Celine Bispo, da natação, Matheus Melecchi, das águas abertas, Pedro Oliveira, do vôlei de praia, Rebeca Lima, do boxe, Thiago Resende, do atletismo, Yuri Guimarães, da ginástica artística, Kaillany Cardoso, do judô, e Isabelle Estevez, do tiro com arco, foram selecionados para participarem do Vivência Olímpica nesta edição parisiense.

Os atletas do Vivência Olímpica serão acompanhados de perto por gestores da área de Ciência e Desenvolvimento Esportivo do COB. A primeira leva ficará em Paris de 27 de julho a 1º de agosto, enquanto a segunda participará entre 2 de agosto e 7 de agosto.