Lukas Bergmann vai para Paris; CBV fez anúncio da lista de convocados da seleção masculina de vôlei
Bernardinho voltou ao comando da seleção e se prepara para mais uma edição dos Jogos
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou a lista de convocados da seleção brasileira masculina de vôlei para a Olimpíada de Paris-2024. Como aconteceu com a equipe feminina, a relação dos 12 jogadores foi divulgada pelas redes sociais, gradualmente, com ajuda de famosos e influenciadores digitais, neste domingo.
A surpresa está no nome do jovem ponteiro Lukas Bergmann, que disputava a posição com o experiente Maurício Borges. Bergamann foi pouco utilizado por Bernardinho ao longo da Liga das Nações, que utilizou Borges em alguns momentos. Mas o técnico fez a escolha pela renovação e o atleta, de apenas 19 anos, vai para sua primeira olimpíada. Sua irmã, Júlia Bergmann, vai junto. Júlia foi convocada para a seleção feminina de vôlei, do técnico José Roberto Guimarães.
Assim como aconteceu com a equipe feminina, a relação dos 12 jogadores foi divulgada pelas redes sociais, gradualmente, com ajuda de famosos e influenciadores digitais, neste domingo.
A lista começou a ser revelada por volta do meio-dia, pelo cantor Diogo Nogueira. Ele anunciou o experiente levantador Bruninho e o líbero Thales. Na sequência, hora a hora, os demais jogadores foram anunciados pelos cantores Dinho Ouro Preto, Tiago Iorc e Sidney Magal, pelo carnavalesco Milton Cunha, pela influenciadora Pequena Lo e pelas atrizes Evelyn Castro e Giovanna Lancellotti.
Jogador mais experiente da equipe, Bruninho será uma das referências da seleção em Paris-2024. O filho do técnico Bernardinho se recuperou de lesão durante a Liga das Nações e está pronto para sua quinta Olimpíada da carreira, aos 38 anos. Ele foi campeão olímpico no Rio-2016 e prata tanto em Pequim-2008 quanto em Londres-2012.
Os opostos Alan e Darlan também serão alguns dos destaques da seleção. Os irmãos poderão jogar juntos na capital francesa. Alan esteve na frustrante campanha da seleção em Tóquio, quando o Brasil ficou apenas com o quarto lugar, fora do pódio. Darlan, por sua vez, fará sua estreia em Jogos Olímpicos.
A irmandade do vôlei brasileiro confirmadíssima nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ✅🇧🇷🗼 pic.twitter.com/upYp9tWB0x
— Portal Vôlei Brasil 🏐🇧🇷 (@portal_volei) July 7, 2024
Bernardinho também poderá contar com a experiência do central Lucão, veterano na equipe e medalhista olímpico em Londres-2012 e no Rio-2016.
O segundo capitão também vai para Paris! Ricardo Lucarelli, de 32 anos, foi capitão em quadra na ausência de Bruninho durante a Liga das Nações e vai em busca da sua segunda medalha de ouro.
Outro que também esteve na capital japonesa, em 2021, é Yoandy Leal. O jogador, nascido em Cuba e naturalizado brasileiro, vai disputar sua segunda Olimpíada. Também remanescentes daquele grupo que jogou no Japão, Isac e Fernando Cachopa terão nova chance de faturar uma medalha olímpica. Já Flávio, Adriano e Lukas Bergmann serão os estreantes.
Além de Maurício Borges, Matheus Brasília, Arthur Bento e Judson Nunes também foram cortados. O ponteiro Honorato foi anunciado como reserva imediato. De acordo com a nova regra, ele poderá ser utilizado pelo treinador em caso de lesão de outro atleta.
A seleção brasileira vai iniciar sua preparação para a Olimpíada em Saquarema (RJ), antes de viajar para a França para fazer a aclimatação na cidade de Metz. Em solo europeu, deve fazer dois amistosos com a Alemanha, um na França e outro no país dos adversários, antes da estreia em Paris-2024.
Confira a lista completa de convocados:
Levantadores – Bruninho e Cachopa;
Ponteiros – Leal, Adriano, Lucarelli e Lukas Bergmann;
Opostos – Alan e Darlan;
Centrais – Isac, Flávio e Lucão;
Líbero – Thales.