Número de crimes cibernéticos mais que triplica em Minas Gerais em cinco anos
A Polícia Civil orienta a população para crimes desse perfil, que podem surgir principalmente em aplicativos e sites de relacionamento
De 2018 para 2023, o número de crimes cibernéticos, aqueles cometidos no ambiente virtual, mais do que triplicou em Minas Gerais, segundo dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O levantamento indica um salto de 214% nos registros, saindo de 28,6 mil ocorrências em 2018 para 90,2 mil em 2023.
Ainda segundo o levantamento da Polícia Civil, de janeiro a junho deste ano, foram registrados mais 52,5 mil crimes virtuais em Minas, número 21% maior que os 43,1 mil registrados no primeiro semestre de 2023.
A Polícia Civil orienta a população para crimes desse perfil, que podem surgir principalmente em aplicativos e sites de relacionamento. “Primeiramente, aconselha-se conhecer melhor as pessoas antes de um encontro presencial, tentando manter as informações mais sensíveis resguardadas, como endereço, dados pessoais, rotina de vida”, orienta a delegada Cinara da Rocha, coordenadora do 1º Departamento de Polícia Civil em Belo Horizonte.
Se em algum momento optar por ter um encontro com a pessoa e notar alguma situação suspeita, a recomendação é de que seja feito o acionamento imediato das autoridades policiais, por meio do 190. “Seguindo essas dicas, é possível evitar crimes como estelionato, roubo, latrocínio, importunação sexual, estupro, extorsão mediante sequestro e até homicídio”, conclui Rocha.
Caso você perceba ter sido vítima de algum crime cometido por meio de aplicativo de relacionamento após o encontro, ligue para o Disque-Denúncia Unificado (DDU) 181 ou se dirija para a delegacia de polícia mais próxima, para que a ocorrência seja devidamente apurada.