Belo Horizonte define Igreja da Boa Viagem como marco zero da cidade
A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira
Na manhã de ontem (24), foi sancionada uma lei que estabelece a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem como o Marco Zero de Belo Horizonte. A legislação foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal da cidade em 2º turno.
O Marco Zero é definido como o local que marca a origem ou o ponto de início de uma cidade. A justificativa do projeto de lei PL 710/2023 menciona que, na metade do século XVIII, foi construída uma capela de pau a pique para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.
“O local onde se encontra edificada a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem representa um museu vivo da história da cidade”, disse um trecho da justificativa.
O prefeito Fuad Noman (PSD) sancionou o texto, que entrou em vigor a partir de quarta-feira (24).
A igreja
A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira. Embora a Praça da Estação seja considerada um marco geográfico devido à chegada dos materiais para a construção da cidade, a cidade não possuía um Marco Zero oficial até a promulgação desta lei.
Com o tempo, o templo passou por reformas e demolições, e ao seu redor se formou o antigo Arraial do Curral del-Rei, que posteriormente deu origem a Belo Horizonte.