PL anula convenção com esquerda e lança candidatura própria em Mariana
Partido substitui aliança com partidos de esquerda e confirma Roberto Rodrigues como candidato a prefeito
O Partido Liberal (PL) anunciou a candidatura de Roberto Rodrigues para as eleições em Mariana, na região Central de Minas Gerais. Rodrigues é ex-prefeito da cidade.
A decisão de lançar uma candidatura própria ocorreu após a anulação da convenção municipal do PL, que havia formado uma aliança com partidos de esquerda. Ela incluía o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (Rede).
A convenção municipal anulada pelo PL havia planejado uma coligação com Partido Socialista Brasileiro (PSB), Republicanos, Podemos, Solidariedade, União Brasil, Avante, Novo e a federação entre PT, Partido Verde e Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A decisão da executiva nacional do PL, liderada por Valdemar da Costa Neto, proíbe a participação do partido em coligações com a federação PT-PV-PCdoB e com PSOL e Rede.
Outras candidaturas
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou Juliano Duarte como candidato à prefeitura de Mariana em uma convenção no dia 28, realizada no Clube Marianense. A convenção também formalizou as candidaturas dos partidos PL, Podemos, União Brasil, Solidariedade e Republicanos, que formam a coligação “Construindo uma Nova História”, com 92 candidatos a vereador.
Já o atual prefeito de Mariana, Celso Cota, anunciou que não irá concorrer às eleições de 2024. O motivo é a necessidade de um cuidado com sua saúde, após receber o diagnóstico de Parkinson.