Dois integrantes da Máfia Azul, de 24 e 27 anos, foram presos preventivamente nesta sexta-feira (9/8), durante a operação Cartão Vermelho, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Militar (PMMG), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os policiais cumpriram, ainda, mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos investigados.
A ação foi realizada em decorrência das investigações sobre tentativa de homicídio ocorrida em 22 de julho deste ano, no bairro Jardim Industrial, em Contagem. Na ocasião, as vítimas – dois homens de 30 e 38 anos -, foram abordadas por aproximadamente 30 pessoas, e agredidas com socos, pedras e pauladas. Momentos antes do crime, as vítimas participaram de uma confraternização em quadra de futebol com integrantes da Galoucura. Os dois homens foram cercados após o término da partida, logo após saírem do local.
O homem de 38 anos teve os braços quebrados, sofreu lesões na cabeça, pernas e teve diversas escoriações no corpo; ele desmaiou e foi socorrido. A outra vítima sofreu lesões mais leves, e compareceu ontem (8) na delegacia, com intuito de denunciar o crime e ajudar nas apurações.
A motivação do crime segue sob investigação, mas a suspeita é que a ação possa ter sido uma vingança em função de uma outra briga entre organizadas no início do ano, que terminou com a morte do cruzeirense Lucas Elias Vieira Silva, assassinato por disparo de arma de fogo em uma briga das duas torcidas.
Investigações
Segundo levantamentos, os suspeitos tiveram conhecimento da confraternização por meio de rede social. Alguns usavam máscara com capuz, mas três envolvidos foram reconhecidos. Desses, dois já tinham ameaçado a vítima anteriormente.
As buscas foram realizadas na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e nas cidades de Ibirité e Contagem, ambas na RMBH. Segundo o titular da 2ª Delegacia em Contagem, e responsável pelas investigações, delegado Marcus Monteiro, foram apreendidos objetos que auxiliarão nas apurações e na identificação de outros envolvidos. Participaram da operação cerca de cinquenta policiais civis e militares.