Arqueólogos encontram pote de ouro de 2.400 anos na Turquia
Relíquia pode ser o início de uma série de descobertas da Guerra do Peloponeso
Arqueólogos encontram pote de ouro em uma escavação na cidade turca de Notion, região Oeste do país.
As moedas persas estavam escondidas uma casa há pelo menos 2.400 anos e datam do século V, período final da Guerra do Peloponeso e traz na face a imagem de um arqueiro ajoelhado.
O pote estava em um compartimento secreto sob restos de uma moradia do século III a.C., e foi localizado por arqueólogos da Universidade de Michigan, que revelaram ter o pote pertencido a um soldado mercenário que, durante a guerra o enterrou com a finalidade de recuperá-la depois do conflito para preservar sua riqueza, sem obter sucesso.
A localização dessas moedas na cidade de Notion evidenciam a influência do Império Persa na região e a forma de pagamento utilizado aos soldados mercenários.
Christopher Ratté, que comanda as escavações desde 2022 ressaltou a importância do achado que, ao contrário da maioria dos achados feitos pelos saqueadores, oferece oportunidade para que os arqueólogos analisem as moedas desse período e obtenham mais informações sobre a antiga cidade.
Para sua preservação, as moedas foram transferidas para o Museu Arqueológico de Éfeso, em Selçuk, na Turquia.
Os pesquisadores esperam novas descobertas sobre a história da cidade e da região durante o período de guerra, que podem detalhar sobre as relações comerciais e culturais entre as diferentes civilizações antigas.