Itabirano Samuel Dreyfus é convocado para representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Surdos

O evento é uma realização do Comitê Internacional de Desportos de Surdos (International Committee of Sports for the Deaf – ICSD)

Itabirano Samuel Dreyfus é convocado para representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Surdos
Samuel Dreyfus. Foto: Divulgação

O atleta itabirano de Taekwondo, Samuel Dreyfus de Oliveira foi convocado para representar a Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS) na sexta edição dos Jogos Panamericanos de Surdos, que será disputada entre os dias 10 e 17 de novembro, em Canoas, no Rio Grande do Sul.

O evento é uma realização do Comitê Internacional de Desportos de Surdos (International Committee of Sports for the Deaf – ICSD). “A oportunidade de representar o Brasil neste grande evento internacional é motivo de maior orgulho para todos nossos surdoatletas e comissão técnica, bem como para todos que acreditam e apoiam sua participação”, afirmou Diana Sazano de Sousa Kyosen, presidente da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos na convocação. 

A conquista da vaga veio após Samuel vencer o Campeonato Brasileiro de Surdos, disputado no mês passado, na Bahia. Para se sagrar campeão, Samuel venceu um atleta do Rio Grande do Sul por um placar “elástico”: 16 x 4. Apesar dessa diferença, a luta não foi fácil para o itabirano. O esportista gaúcho travou um bom combate, obrigando Samuel a usar a sua experiência em competições desse nível para superar o seu adversário.

“Treinei muito para alcançar este objetivo, foquei muito nesta competição e agradeço a Deus; ao meu pai, Grão Mestre Martinho; ao meu treinador, Mestre Daú Primo; e aos meus colegas de treino, porque é com eles que mantenho a performance de lutador. Agradeço também à Federação Mineira Desportiva de Surdos, que nos dá a estrutura para que possamos competir”, declarou Samuel Dreyffus na ocasião. 

Já o Mestre Daú Primo, que acompanhou o atleta itabirano na competição, afirmou que “é uma competição difícil de se prever, pois os atletas competem em seus estados na categoria convencional e, por isso, sabemos poucos sobre eles. Portanto, treinamos muito para não sermos surpreendidos nesta competição que é tão importante para o Samuel. Ele deu prioridade a ela pela chance de disputar, mais uma vez, um campeonato internacional, que é o Panamericano em novembro”.