Incêndio na Serra do Cipó: bombeiros combatem chamas há mais de 10 horas
Devido ao tempo seco e os ventos, o fogo se alastrou rapidamente
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado no fim da madrugada desta segunda-feira (19), por volta das 5h, para combater um incêndio na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na Região Central do estado. No entanto, o fogo já consome a vegetação no local desde esse domingo (18), quando brigadistas começaram os trabalhos no local.
O incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros, tem focos em diversos pontos da região. Brigadistas acreditam que o incêndio tenha sido criminoso e que as chamas tiveram origem na MG-010. Devido ao tempo seco e os ventos, o fogo se alastrou rapidamente na Serra do Cipó.
O Parque Nacional da Serra do Cipó está fechado para visitação a partir desta segunda-feira (19) em virtude das chamas, sem previsão para reabertura.
Em atualização publicada na tarde desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros informou que 16 militares, cinco viaturas, incluindo uma equipe de especialistas, além de uma aeronave, atuam no local. “No início da manhã, foi realizado um sobrevoo sobre a área e foram identificados vários focos de incêndio que foram essenciais para a montagem do Posto de Comando e o estabelecimento da estratégia de combate. O primeiro esforço dos bombeiros se concentrou em um foco onde as chamas se aproximavam de uma comunidade rural da região”, informou a corporação.
Antes da chegada dos bombeiros nesta segunda-feira, pelo menos 16 brigadistas já trabalhavam no combate às chamas na Serra do Cipó. Há ainda a previsão de que mais 20 brigadistas voluntários se juntem às equipes agora à tarde, totalizando 52 agentes envolvidos.