Cuidado!!! Fique atento aos sete tipos de câncer que mais matam e seus sintomas
O câncer matou 10 milhões de pessoas em 2020
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os três tipos de câncer que mais mataram pessoas no mundo em 2020, foram câncer de pulmão, colorretal e fígado.
O câncer foi o responsável pela morte de 10 milhões de pessoas em 2020, igual a uma a cada seis mortes no mundo, sendo uma das principais doenças que levam a óbito.
Câncer é um termo genérico de doenças que podem afetar qualquer parte do corpo, e é também conhecido como tumores malignos e neoplasias.
Uma de suas características é a rápida evolução de células anormais que crescem além dos limites usuais e se espalham pelo corpo, afetando outros órgãos.
Sua letalidade é medida pela probabilidade de se sobreviver aos seus efeitos por cinco anos, após ser diagnosticado.
Veja os tipos mais agressivos e seus sintomas
Câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas afeta uma glândula do sistema digestivo e seu diagnóstico geralmente é tardio. É mais frequente em homens do que em mulheres. Sua taxa de sobrevivência após cinco anos é de 11,5%.
Câncer de vesícula biliar
É bastante raro e encontrado em qualquer parte desse órgão e muitas vezes só diagnosticado quando o paciente se encontra em tratamento para outras condições, como cálculos biliares.
Seus sintomas são: perda de apetite, perda de peso, inchaço abdominal, febre, prurido intenso, fezes claras e urina escura.
Taxa de sobrevivência: 19,4%.
Câncer de esôfago
O câncer de esôfago, é também conhecido como câncer de garganta. O esôfago é um grande tubo que leva os alimentos da garganta para o estômago e seus sintomas são: rouquidão, tosse persistente, vômitos, dor óssea e hemorragia.
Taxa de sobrevivência de 20,6%.
Câncer de fígado
É uma das formas mais comuns de câncer no mundo e quase a metade dos casos são evitáveis. Suas principais causas são: a obesidade (23%), tabagismo (20%) e consumo de álcool (7%).
Seus sintomas são: perda de peso, falta de apetite, sensação de plenitude após uma refeição leve, náuseas e vômitos, fígado aumentado, baço aumentado, dor abdominal, inchaço ou acúmulo de líquido no abdômen.
Taxa de sobrevivência: 20,8%.
Câncer de pulmão
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão está entre os principais em incidência, ocupando a primeira posição entre os homens e a terceira entre as mulheres.
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento.
Alguns sintomas são: tosse, tosse com expectoração mucosa, tosse com expectoração de sangue, dor no peito, rouquidão, perda de apetite, perda de peso inexplicável, falta de ar.
Taxa de sobrevivência; 22,9%.
Câncer no cérebro
O cérebro contém diferentes tipos de células e tecido e, portanto, surgem diferentes tipos de tumor, com tratamentos e prognósticos os mais variados.
Seus sintomas podem incluir dores de cabeça, convulsões, mudanças nas funções cognitivas, mudanças na fala, perda do equilíbrio ou da coordenação, entre outros. Seu principal tratamento é a cirurgia com procedimentos complementares, como radioterapia, quimioterapia e dependendo ainda do seu estágio.
Taxa de sobrevivência: 32,5%.
Leucemia mielóide aguda
A leucemia é um tipo de câncer no sangue que afeta as células da medula óssea e ataca o sistema imunológico. Existem vários tipos de leucemia, mas a mielóide tem se mostrado a mais mortal delas.
Seus sintomas são: fadiga, fraqueza, sensação de frio, tonturas ou vertigens, dor de cabeça e falta de ar.
Sua taxa de sobrevivência é de: 30,5%.