Reitor da Unifei projeta dez mil alunos para o futuro
Esse número depende do andamento das obras do terceiro bloco do campus, ainda em atraso
Na manhã de quinta-feira (22), o reitor Edson Bortoni e o professor Daniel Soares conversaram com a DeFato. A entrevista aconteceu no auditório do campus de Itabira. Bortoni é candidato a reeleição para o cargo de reitor e Soares é seu companheiro de chapa.
O atual dirigente da Universidade mostrou as principais realizações do atual mandato e apresentou propostas para a próxima gestão. O atraso das obras de expansão do campus de Itabira também foi tema do encontro.
Bortoni esclareceu que a instituição não está envolvida no contrato de construção do terceiro prédio. “Esse edifício em construção faz parte de um projeto que remonta a um período anterior à nossa entrada. Várias gestões também se passaram desde então, mas a Unifei não tem qualquer influência sobre esse processo. Não possuímos nem participamos desse contrato. Ele é exclusivamente entre a Prefeitura e a Vale. Por outro lado, essa demora também foi objeto de proposta de uma Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) da Câmara de Vereadores, em algum momento. Fomos cordialmente recebidos pelos vereadores da cidade e tivemos a oportunidade de expressar nosso ponto de vista. No entanto, uma CPI atrasaria ainda mais o que já estava em construção há vários anos. Portanto, posso afirmar que, quanto mais rapidamente recebermos, mais prontamente poderemos cumprir o papel para o qual fomos convocados”, esclareceu.
O reitor fez uma projeção sobre o aumento do número de estudantes no campus de Itabira. “No momento, a instituição conta com 2 mil alunos em Itabira. No entanto, com a conclusão da terceira etapa da obra, o aumento não será abrupto. Isso ocorrerá de forma gradual. Nosso objetivo é alcançar, pelo menos, 10 mil alunos, considerando não apenas esse prédio, mas todos os edifícios”.
Os candidatos pretendem uma maior interatividade com a sociedade itabirana. O professor Daniel Soares explicou o funcionamento dessa iniciativa. “As atividades de integração, que realizamos com a sociedade, permitem que as pessoas conheçam a existência de uma universidade federal gratuita, de alta qualidade e aberta em sua própria cidade. A Pró Reitoria nova, cuja estrutura estamos propondo, desempenha um papel fundamental nesse processo, especialmente em relação à fundação. A ideia é aproximar ainda mais a universidade da comunidade local. Temos dois programas vinculados à PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), que são as Bolsas de Iniciação Científica. No contexto desses programas, destacamos o PIBIC Júnior, que oferece estágios para alunos de escolas públicas em nossa instituição. Eles recebem bolsas e auxílio, exploram seus interesses em pesquisa e ciência, e essa experiência pode ser um caminho para que esses estudantes do ensino médio venham estudar conosco na Unifei. Em resumo, nosso objetivo é divulgar a Universidade, incentivar a participação dos jovens e mostrar como é gratificante estudar aqui, tornando a Unifei parte de seus planos futuros”.
A conclusão das obras do terceiro edifício no campus da Unifei está prevista para setembro de 2025.