Pesquisa SigDados: Mauro Tramonte lidera disputa para a Prefeitura de Belo Horizonte

Pesquisa SigDados também mostra Duda Salabert (PDT), Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) na segunda colocação

Pesquisa SigDados: Mauro Tramonte lidera disputa para a Prefeitura de Belo Horizonte
Duarte Júnior recebe o deferimento da candidatura pela Justiça Eleitoral, garantindo participação nas eleições de prefeito em Ouro Preto. Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pelo Instituto SigDados, encomendada pelo portal Hoje em Dia, mostra Mauro Tramonte (Republicanos) liderando a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Tramonte, atualmente deputado estadual licenciado, apresenta 28,5% das intenções de voto.

Segundo a pesquisa, a disputa pela segunda colocação está acirrada entre três candidatos: Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11% e o atual prefeito Fuad Noman (PSD) com 9,4%. Devido à margem de erro de 2,5 pontos percentuais, estes candidatos estão tecnicamente empatados.

Carlos Viana (Podemos) aparece em seguida com 8%. Rogério Correa (PT) e Gabriel (MDB) têm, respectivamente, 6,2% e 2,3%. Os candidatos Wanderson Rocha (PSTU), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) têm, respectivamente, 1%, 1% e menos de 1%. Brancos, nulos e votos em branco representam 10% dos eleitores, enquanto 11,4% se declararam indecisos ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não receberam nomes de candidatos, Mauro Tramonte obteve 8% das menções, seguido por Duda Salabert com 6%, Bruno Engler com 7,3% e Fuad Noman com 5%. A maioria dos entrevistados (61,7%) se declarou indecisa.

Em relação à rejeição, a pesquisa apontou que Duda Salabert lidera com 11%, seguida por Rogério Correa com 8,5% e Mauro Tramonte com 7,5%. Bruno Engler e Fuad Noman têm, respectivamente, 7,3% e 6,4% de rejeição.

Sobre a influência de apoio político na decisão de voto, o Presidente Lula é o mais citado com 19,4%, seguido pelo ex-Presidente Jair Bolsonaro com 13,9% e o Deputado Federal Nikolas Ferreira com 10%. Um terço dos eleitores (33,6%) indicou que nenhum apoio político influenciaria sua escolha.

A pesquisa também abordou os principais problemas de Belo Horizonte. Saúde é o mais citado, com 31%, seguido por segurança (14,7%), transporte público (10,8%) e mobilidade urbana (7,6%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 31 de agosto de 2024 com uma amostra de 1.530 eleitores, e tem um nível de confiança de 95%. Está registrada no TSE sob o nº MG-01465/2024.