Delegado João Martins ressalta a eficiência do combate à violência contra a mulher em Itabira
O município trafega na contramão da tendência estadual. As ocorrências encontram-se dentro de admissível normalidade
Chama a atenção o crescimento da violência contra a mulher em Minas Gerais. Essa informação é de fácil constatação. Os telejornais diários são importantes mostruários desse fenômeno social. Todos os dias, os órgãos de imprensa noticiam casos de feminicídio, agressão física e os mais diversos tipos de assédios.
Em Itabira, a situação parece diferente. O município trafega na contramão da tendência estadual. As ocorrências encontram-se dentro de admissível normalidade. O último casso de feminicídio aconteceu há dois anos. Esses dados foram apresentados pelo delegado João Martins Teixeira Barbosa durante entrevista ao programa Sala de Visitas da TV DeFato, com o jornalista Fernando Silva.
João Martins formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é pós-graduado em Direito Processual. Após concluir a formação acadêmica, desempenhou a função de juiz leigo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O delegado faz parte dos quadros da Polícia Civil há três anos e já trabalhou nos municípios de Novo Cruzeiro e Raul Soares. Encontra-se em Itabira desde de 2023. Hoje, é titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e leciona Direito no Centro Universitário Una.
Confira a entrevista completa no programa Sala de Visitas da TV DeFato: