Barão de Cocais recebe nova sede da Estação Resgate Voluntário; saiba mais
A iniciativa faz parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento, em atendimento à demanda da população cocaiense
A nova sede do Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE) foi inaugurada, em agosto, com recursos da Vale, através do Plano de Compensação e Desenvolvimento. Este é um passo importante para apoiar os cerca de 50 bombeiros que atuam no combate a princípio de incêndios florestais, primeiros socorros, captura de animais e treinamento para emergências, inclusive em escolas.
O prédio da antiga Estação Resgate Voluntário foi inteiramente modificado e agora possui um pequeno ambulatório, alojamento e auditório, que será utilizado também para a realização de eventos externos por meio de locação, o que contribuirá para a geração de renda e manutenção do trabalho que é feito pelo grupo. O investimento da Vale foi de R$ 677 mil, e a obra contou com a parceria de outras entidades.
Para o presidente do GRVE, Uelinton Rodrigues da Silva, ter a sede própria representa uma conquista também para os moradores de Barão de Cocais. Ele avalia que a localização estratégica da nova sede permite que o grupo tenha mais agilidade para os atendimentos. “São várias saídas para a BR, centro e bairros. Quem ganha é a sociedade com o tempo de resposta. Só tenho a agradecer a todos por estar realizando esse sonho”, disse.
Após consulta pública, o Comitê do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais, formado por representantes da comunidade, do poder público municipal, de instituições de ensino, da associação comercial e da Vale, estabeleceu uma sede própria da Estação Resgate Voluntário como projeto prioritário para o município.
Além do atendimento de demandas de saúde, o Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais também atua nas seguintes frentes: Educação, Infraestrutura e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte, Meio Ambiente e cursos d’água, Turismo, Cultura, Segurança Pública e Assistência Social, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população, promover o bem-estar social e fomentar a sustentabilidade econômica social. No total, o investimento da Vale neste Plano é de mais de R$ 90 milhões.