Visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, estão suspensas após incêndios na serra

O conjunto arquitetônico, histórico e cultural, inserido no ponto mais alto da Serra da Piedade, não foi atingido

Visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, estão suspensas após incêndios na serra
Foto: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, comunicou nesta sexta-feira (27) a suspensão temporária das visitas ao local durante os dias 28 e 19 de setembro (sábado e domingo). A medida ocorre em função dos incêndios que atingem a serra da Piedade, para garantir a segurança dos fiéis e peregrinos que visitam o local. 

As queimadas na serra haviam se intensificado na sexta-feira (27), após um foco de incêndio de grandes proporções ter se alastrado a partir do trevo de Caeté. 12 pessoas, entre brigadistas do Santuário e membros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foram acionados para o combate ao fogo. 

O conjunto arquitetônico, histórico e cultural, inserido no ponto mais alto da Serra da Piedade, não foi atingido, porém, as chamas chegaram próximo às estradas e rotas utilizadas por peregrinos.

Suspeitos estão sendo investigados

Dois homens, de 31 e 43 anos, estão sendo investigados pela Polícia Civil por atearem fogo em um lote. Segundo informações, após as chamas terem saído de controle o fogo se propagou para terrenos vizinhos e edificações rurais, chegando à mata preservada na região do parque da Serra da Piedade.

Os investigados prestaram depoimento e o resultado das investigações qualificadas será encaminhado à Justiça assim que os laudos periciais forem concluídos, podendo responder pelo artigo 41 da Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais – provocar incêndio em mata ou floresta -, cuja pena máxima abstrata é de quatro anos de prisão.