Sem oposição: Cleidileny Chaves é reeleita prefeita de Itambé do Mato Dentro

Como vice, a prefeita terá Newton Rogério Pena, mais conhecido como “Niltinho”, filiado ao Partido Renovação Democrática (PRD)

Sem oposição: Cleidileny Chaves é reeleita prefeita de Itambé do Mato Dentro
Cleidileny Aparecida Chaves. Foto Jackson Faustino

Cleidileny Aparecida Chaves (PP) foi reeleita prefeita de Itambé do Mato Dentro neste domingo (6). A candidata teve 1.888 votos e venceu a disputa pela chefia do Executivo do município, onde só havia a chapa “Itambé seguindo em Frente” – sem nenhuma candidatura de oposição.

Cleidileny tem 34 anos, é solteira, tem ensino superior completo e declara ao TSE a ocupação de administradora. Como vice, a prefeita terá Newton Rogério Pena, mais conhecido como “Niltinho”, filiado ao Partido Renovação Democrática (PRD). Os dois repetiram a dobradinha que venceu as eleições em 2020.

De acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.677/2021, “nas eleições para as prefeituras de municípios com menos de 200 mil eleitoras e eleitores, basta a maioria simples: quem tiver mais votos se elege, não havendo a possibilidade de segundo turno nessas localidades”.

Dentro dessa perspectiva, bastava apenas um voto válido para a candidata ser eleita, conforme explica o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso do Sul em um artigo: “com base na legislação em vigor e na jurisprudência do TSE, podemos concluir que, nos municípios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger o prefeito e seu vice, ainda que os demais eleitores votem em branco ou nulo”. Vale lembrar que os votos brancos e nulos são excluídos na hora da contagem.

 

**** Matéria em atualização