“Só depende da vontade política do estado”, diz Marco Lage sobre a licença ambiental para captação de água no rio Tanque

Todo o projeto técnico/financeiro já está aprovado pela mineradora, faltando apenas a licença ambiental para início das obras

“Só depende da vontade política do estado”, diz Marco Lage sobre a licença ambiental para captação de água no rio Tanque
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Em sua primeira coletiva de imprensa após vencer as eleições em Itabira, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) havia anunciado que em breve, a mineradora Vale empenhará mais de R$1 bilhão em investimentos para a transposição das águas do rio Tanque e a construção de uma nova estação de tratamento de água no Alto dos Pinheiros. No entanto, o licenciamento ambiental para execução das obras segue emperrado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente – sem data prevista para que a assinatura do documento ocorra. 

“Nós estamos na última etapa. [O projeto] avançou nesse governo e a gente espera que, passado o período eleitoral, o governo do Estado possa concluir a licença ambiental que está na sua última instância, última fase, para que a Vale possa realmente fazer todos os anúncios e começar essa obra”, afirmou Marco Antônio Lage, na tarde de quarta-feira(9), após a inauguração da nova Praça Acrísio. 

“Só depende da vontade política [da secretaria estadual de Meio Ambiente], se demorar muito nós vamos tentar entender porque está demorando, mas a gente acredita que não tem motivos mais para poder esperar mais tempo”, finalizou Marco, sem dar uma data prevista para que a assinatura ocorresse. De acordo com o chefe do Executivo itabirano, todo o projeto técnico/financeiro já está aprovado pela mineradora, faltando apenas a licença ambiental para início das obras – consideradas a solução para o abastecimento de água na cidade. 

Em 18 de setembro, durante as sabatinas da Rádio Caraça/DeFato Online com os candidatos à Prefeitura de Itabira, Marco Antônio Lage anunciou que o licenciamento ambiental do projeto de captação de água no rio Tanque seria assinado ainda naquela semana pelo governo de Minas Gerais – permitindo com que as obras da nova Estação de Tratamento de Água fossem iniciadas. “Essa licença ambiental avançou muito, ela está para ser assinada esta semana, finalmente pelo governo do Estado. Avançou o projeto técnico, avançou o projeto financeiro já aprovado pela Vale”. No entanto, a assinatura não ocorreu.  

Presidente da Câmara parabeniza Vale pelo investimento

Na última reunião ordinária da Câmara, realizada na terça-feira (8), o presidente e vereador do Legislativo, Heraldo Noronha (Republicanos) parabenizou a Vale pelo investimento anunciado por Marco Lage e cobrou “que realmente seja feito esse trabalho, porque em Itabira a situação da água é constrangedora. O problema da água é difícil. Agora, com esse investimento da Vale, a gente espera que seja resolvida essa questão”, disse Heraldo.