Grupo japonês que luta contra armas nucleares vence prêmio Nobel da Paz

A organização ganhadora do Nobel da Paz é um movimento de sobreviventes das bombas atômicas

Grupo japonês que luta contra armas nucleares vence prêmio Nobel da Paz
Foto: Reprodução/CNN Brasil

A Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, Suécia, consagrou como vencedor do Nobel da Paz de 2024, o grupo japonês Nihon Hidankyo, “por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar por meio de depoimentos de testemunhas que armas nucleares nunca devem ser usadas novamente”.

A organização laureada, também conhecida como Hibakusha é um movimento de cunho popular de sobreviventes das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki e, além da distinção, vai receber como prêmio 11 milhões de coroas suecas, equivalentes a R$5,8 milhões).

“Em resposta aos ataques com bombas atômicas de agosto de 1945, surgiu um movimento global cujos membros trabalharam incansavelmente para aumentar a conscientização sobreas consequências humanitárias catastróficas do uso de armas nucleares. Gradualmente, uma poderosa norma internacional se desenvolveu, estigmatizando o uso de armas nucleares como moralmente inaceitável, conhecida como “tabu nuclear”.

Segundo o Comitê, “é alarmante que hoje esse tabu esteja sob pressão” devido aos conflitos em andamento.

E prossegue: “Os Hibakusha nos ajudam a descrever o indescritível, a pensar o impensável e, de alguma forma, a compreender a dor e o sofrimento incompreensíveis causados pelas armas nucleares.

O Comitê Norueguês do Nobel deseja, no entanto, reconhecer um fato encorajador: Nenhuma arma nuclear foi usada em guerra em quase oitenta anos. Os esforços extraordinários de Nihon Hidankyo e outros representantes do Hibakusha contribuíram muito para o estabelecimento do tabu nuclear”.

O Comitê ressalta que os países estão modernizando e atualizando seus arsenais nucleares e novas nações parecem estar se preparando para adquirir armas nucleares e ameaças estão sendo feitas para o uso delas nas guerras em andamento. Nesse contexto, a atribuição do Nobel da Paz à Organização Nihon Hidankyo é importante “neste momento da história humana”, pois vale a pena lembrar o que são armas nucleares: as armas mais destrutivas que o mundo já viram”.

O Comitê já distribuiu prêmios nesse 2024:

Nobel de Fisiologia ou Medicina: para Victor Ambros e Gary Ruvkan pela descoberta do microRNA e de seu papel na regulação gênica pós- transcricional;

Nobel de Física: Para John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton por descobertas e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquina com redes neurais artificiais;

Nobel de Química: para David Baker pelo design computacional de proteínas e para Demis Hassabis e John M. Jumper pela previsão da estrutura de proteínas;

Nobel de Literatura: para a escritora sul-coreana Han Kang por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana.

O Nobel de Economia será divulgado na próxima segunda-feira (14).

* Fonte: Poder360