Servidores do INSS “criam” idosos para pegar empréstimos e aposentadorias
A Polícia Federal cumpriu mandatos de busca e apreensão nas cidades de São Luiz (MA), São Mateus (MA) e Marabá (PA)
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Gerontes no combate a fraudes previdenciárias no Pará e no Maranhão.
A investigação partiu da suspeita de que servidores desses dois estados incluíram informações falsas no sistema da autarquia federal e utilizando-se desse método fraudulento conseguem empréstimos consignados de aposentados, gerando prejuízos a diversas instituições financeiras.
Também, utilizando-se de documentos e dados falsos, “criando” idosos para conseguir o deferimento de aposentadorias por idade do trabalhador rural de pessoas que sequer teriam esse direito.
Com o apoio da PF do Maranhão, foram cumpridos três mandatos de busca e apreensão domiciliar, o afastamento de sigilo de dados telemáticos e penhora de bens de servidores da instituição envolvidos no esquema, nas cidades de São Luiz (MA), São Mateus (MA) e Marabá (PA).
Na apreensão da PF constam dois veículos, R$ 11.765,00 celulares e eletrônicos na posse dos alvos. Não houve detenção.
Foram também localizados dois benefícios concedidos com o mesmo rito de ilegalidade, gerando um prejuízo ao cofre público estimado em R$59.486,47.
Confirmados as suspeitas investigadas, os envolvidos responderão pelo crime de estelionato previdenciário.