DPVAT 2025? Zema anuncia que imposto não voltará a ser cobrado em Minas
O DPVAT havia sido extinto em 2020 após decisão do governo federal
O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta terça-feira (22) que o seguro obrigatório para proteção de vítimas de acidentes de trânsito, o antigo DPVAT, não voltará a ser cobrado em Minas Gerais em 2025. A declaração foi concedida durante entrevista para a rádio Itatiaia.
O DPVAT havia sido extinto em 2020 após decisão do governo federal, à época com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em maio deste ano, o Congresso Nacional aprovou um projeto que retoma o pagamento do imposto, agora com o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).
O projeto de lei foi sancionado no mesmo mês em que foi aprovado no Congresso, pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A previsão é que o seguro volte a ser pago no início de 2025 e o valor estimado é em torno de R$ 50 a R$ 60, segundo cálculos da área econômica do governo. No entanto, quando questionado sobre a cobrança em Minas Gerais, Zema garantiu que o imposto não será cobrado pelo governo estadual.
“Não vou mandar essa conta para o mineiro. Temos um governo federal que só está pensando em aumentar impostos e aumentar arrecadação, hora nenhuma fala em austeridade e em economizar. Não aumentamos impostos e não quero que o que depende do governo federal também pese no bolso do mineiro”, disse o governador em entrevista à rádio Itatiaia.